Governo que não “fala”?

Por Josenildo Melo

      Em combate à corrupção? Já perceberam o tratamento que recebem os corruptos? Mas afinal o que é mesmo corrupção? A corrupção consiste no abuso de poder para obter benefícios pessoais, ganhos indevidos ou vantagens ilegais, muitas vezes à custa do interesse público, afetando assim, diversos setores da sociedade, incluindo governos, empresas, instituições públicas e privadas. Há diversos tipos de corrupção, que podem ocorrer principalmente na esfera pública, mas também na esfera privada com impactos igualmente negativos para as empresas, para o país e para a sociedade de maneira ampla. A corrupção pode assumir várias formas, tais como suborno, nepotismo, fraude, lavagem de dinheiro, desvio de fundos públicos, entre outras práticas antiéticas. Ela destrói a integridade das instituições, distorce o funcionamento adequado de sistemas políticos e econômicos, e tem efeitos negativos sobre o desenvolvimento social e econômico.
    Governo que não “fala”? Que governo? O federal? Mas se não fala e não combate tem alguém que combata? A influente e conceituada Revista Oeste traz esta semana em sua edição de número 261 – A corrupção em Itaipu e a falta de mão de obra qualificada no Brasil estão entre os destaques desta edição. A diretora de redação Branca Nunes diz em carta ao leitor: um astronauta que tivesse ido ao espaço em 2016 e voltado agora teria certeza de que o tempo não passou. Para os brasileiros que permaneceram com os pés no chão, a sensação é de déja-vu: economia no rumo do abismo, inflação em alta, assistencialismo sem freios, gastos públicos nas nuvens e corrupção crescente. O governo Lula está cada vez mais Lula. 
    Governo que não “fala”? Nem combate corrupção? Diz mais a Influente e Conceituada Revista Oeste em sua carta ao leitor: uma das fábricas de dinheiro sob o controle do partido é a Itaipu Binacional, a segunda maior hidrelétrica do mundo – superada apenas pela chinesa Três Gargantas. Como mostra Sílvio Navarro na reportagem de capa desta edição, a usina deveria ter duas metades e dois donos: Paraguai e Brasil. Agora as coisas mudaram: metade é do Paraguai, metade é do PT. 
    Governo que não “fala”? Nem combate corrupção? Frisa mais a Influente e Conceituada Revista Oeste: Na série de convênios mais que suspeitos firmados pela estatal, alguns surpreendem pela desfaçatez explícita. O Programa Bio Favela – CUFA e Itaipu pela Vida na Favela, por exemplo, recebeu 24 milhões (vinte e quatro milhões) para oferecer aulas e material esportivo a crianças. Entre os gastos, há desperdícios especialmente impressionantes. Um deles: foram adquiridas três bolas profissionais para cada jovem atendido – e com valores acima do mercado.
    E o que dizem as outras revistas? As capas são de acordo com as conveniências? Veículos são empresas de comunicação e algumas é um dia sim e outro não. Possuem sempre a desculpa de que possuem funcionários e precisam manter os salários em dia? Certo mesmo é que o Brasil vive tempos difíceis. A imprensa tradicional, chamada de velha mídia, sucumbiu aos encantos? Força. Coragem. Pare e Pense. Você acredita que governos que não combatem a corrupção geraram, geram e gerarão o quê? A relativização plena dos valores. Alguns afirmam que “bandidos” possuem atualmente bem mais direitos do que até mesmo “as forças criadas para os combater”? Deus proteja este país!

Comente

Pequisar