Ainda estão em voga?

Por Josenildo Melo

​Ainda? Primeiramente perceba o que significa esta expressão. Mania passageira; animação momentânea que está em destaque no momento presente; mania: a música eletrônica está em voga agora. Ritmo demonstrado ou contido em quaisquer ações. Movimento ritmado das remadas. Ação ou efeito de vogar, de divulgar, de estar na moda. Caramba, tenho vocês como excelentes católicos e mesmo assim quase sempre tecem críticas ácidas. O ato de escrever independe da nossa fé. Na arte de escrever o correto é levar em conta o pensamento coletivo e não meramente o pessoal. Qual a razão do ainda? Depois da defesa enfática de “criminosos, bandidos, ladrões e inescrupulosos” o estrago foi grande; tão imenso que somente a velha mídia fez uma cobertura parcial. Nas redes sociais e grupos de WhatsApp foram proclamados inúmeros palavrões e xingamentos que um indivíduo de bom senso jamais escreverá sobre isso e será capaz de reproduzir tudo isso. Infelizmente respeito não é algo peculiarmente pertencente a todos. É a liberdade?

​O país é laico e que cada um em sua consciência reflita sobre a tendência em falar o que sente. Inácio de Loyola nos ensinou que um homem de Deus jamais deve verdadeiramente falar o que sente. A vida é construção coletiva! Muitos não costumam entender os posicionamentos deste grande homem de Deus; mas ele foi correto em toda a sua trajetória de vida. Pois bem e agora o que irá acontecer depois do falecimento e sepultamento de um papa? “Inescrupulosos, mentirosos costumazes e hipócritas” dirão simplesmente que está tudo tranquilo e tudo vai transcorrer na mais absoluta paz. Você que é um leitor sábio procure não acredita nisso que é dito reiteradamente. A verdade deve está até mesmo acima da crença dizem os grandes homens da História. A luta das “facções” já começaram e desta vez os quatro ramos do franciscanismo mais os jesuítas não serão páreos pra congregação que mais cresce no mundo e não somente em número mais também em defesa da fé, Os Salesianos. E “agora juntos na batalha” com os Beneditinos; com certeza lograrão êxito nas articulações.  Mas “isso não é pura”política?

​A grandeza de um homem intelectual consiste em manter-se ingênuo, mas não tolo, tem um provérbio alemão que versa sobre isso. O mundo mudou. O Brasil mudou muito. A velha mídia não forma, mas o pensamento único. Vivemos em uma sociedade plural. E o respeito às pessoas que não possuem nenhuma religião? E o respeito às pessoas que nem mesmo acreditam em Deus? Onde fica o respeito aos irmãos evangélicos? Não estamos nos séculos 19 e 20. Tudo se modificou. E afinal, quem está no conclave não é um mero ser humano? Se existem “disputas paroquiais” imagina que não existirá disputas por uma eleição de um papa? Somos pó e ao pó retornaremos, mas todos sabem o que significa está famosa frase em Roma. A Igreja de Cristo Jesus, Deus; é formada por seres humanos. O diferencial é que a Santa Madre Igreja é guiada pelo espírito santo de Deus!

​Ainda estão em voga? Estarão sempre! E por mais que o cético dos céticos tenha imaginado que estamos falando uma linguagem diferente do conjunto da maioria da sociedade; não estamos. Quem ainda acompanha a velha mídia? Ninguém! Os ricos e os mais abastados estão neste momento é no streaming. E o povão também. Em suma, continue a sua vida normalmente. Faça o bem sem olhar a quem. Marque presença contínua em sua paróquia. Seja um dizimista fiel. Não entre em disputas paroquiais e serás feliz. No final o que restará é o bem que se fez. E o bem feito sem olhar a quem fez!

Comente

Pequisar