O dia D de Wellington: ministro será recebido hoje por Lula

Na agenda do presidente estão outros assuntos relacionados a mudança no ministério

Lula faz a mudança
Wellington Dias vem há mais de mês vivendo um dilema: se continuará ou não ministro do Desenvolvimento Social, cargo cobiçado pelo Centrão e que nesta quinta-feira pode ser decidido. O piauiense será recebido por Lula. 
Foto: ReproduçãoWellington e Lula
Wellington Dias será recebido nesta quinta-feira pelo presidente Lula: daí o seu dilema: fica ou sai do ministério 

Problema de gestão 

Há muito se diz que o problema de Wellington diz respeito a sua gestão no ministério que o próprio presidente achou muito fraca. 
E que ele, Wellington, teria atribuído o fraco desempenho às tarefas que passou para o seu secretário executivo Osmar Jr. 
Ou seja, concentrou muito nas mãos de Osmar que não deu conta.

Fica, ou sai 

Lula deve dizer hoje a Wellington que ele pode ficar no cargo, voltará parando Senado ou será transferido para outro ministério. 
Também pode dizer que não passará o ministério para o Centrão ou sim.

Disputa por padrinho 

No escambo do quem pode mais para proteger e garantir a indicação do chefe da Embrapa no Piauí, chegou a notícia de que entre os três nomes citados, o atual chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Ferreira Lima Neto, tem grande dificuldade para continuar no cargo.
Sabe por que? Ele é considerado bolsonarista de primeira hora. 

O nó da questão 

Vale lembrar que Anísio teve o nome aprovado na escolha de chefe, em 2021, com o apoio dos senadores Ciro Nogueira e Elmano Ferrer. 
“O nó da questão é esse”, informa a fonte da coluna. 

Assim é demais! 

Cena do cotidiano: vereadores que sugam de tudo na prefeitura derrotam o prefeito na votação de projetos, a mulher do prefeito fazendo as vezes dele e a secretaria da criança fazendo “recuperação” de reprovados em teste de seleção. 
O que  mais falta acontecer ao prefeito Dr Pessoa? 

Comemorou o que? 

Ontem, foi um dia em que não tinha nada para justificar a comemoração do aniversário de Teresina pelo prefeito Dr Pessoa. 
Foi vaiado, chamado de adjetivos pejorativos e até na distribuição do bolo o povo estava mais interessado em avançar e pegar a sua parte. 
Como se fosse um dia qualquer. 
 

Foto: SecomDr. Pessoa
Dr Pessoa em eventos alusivos ao aniversário de Teresina que o povo considerou um dia qualquer

Nada sabe 

Mas o prefeito da cidade parece seguir fingindo que nada sabe sobre o que ocorre e, principalmente sobre o que os secretários fazem de errado. 
A sobrinha Sol é quem amortece as coisas no gabinete, selecionando o que o tio deve ver ou ouvir. 

Canal exclusivo 

Diz-se que o prefeito não tem acesso à internet. Suas redes sociais tem um coordenador e programas de tevê ele só vê um, o de Amadeu Campos, na TV Meio Norte que só lhe tem gentilezas. 
E o apresentador enumerando e elogiando as “boas ações” de Pessoa. 

Alergia a camarão

Deputados estaduais, assim como vereadores, gostam de propor leis que ou são ridículas ou de aplicabilidade duvidosa.
Surgiu mais uma no Piauí: a Lei estadual número 8.111, de 14 de agosto, de autoria do deputado Hélio Rodrigues, do PT, que determina a obrigatoriedade de “estabelecimentos de gastronomia” de terem kits de primeiros socorros em casos de alimentos que contenham frutos do mar e derivados.

Foto: Reprodução/InstagramDeputado Hélio Rodrigues
A lei do deputado Hélio Rodrigues cheia de obrigações para quem vende comida incluindo camarão

Quem, quem?

A lista dos “estabelecimentos de gastronomia” que estão agora legalmente obrigados a dispor do kit antialérgico a camarão etc. inclui restaurantes, padarias, hotéis, pizzarias, fast-foods, bares e congêneres.

O que é?

Os kits de primeiros socorros para crises antialérgicas resultantes de consumo de frutos do mar, segundo a lei do deputado Rodrigues, se compõem de um “conjunto de medicamentos e instrumentos básicos necessários para atendimento primário, temporário e imediato, fornecido a uma pessoa acometida de mal súbito, nas dependências do estabelecimento comercial.”

Quem determina

Mas quem vai determinar a lista de remédios é a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí que, em um prazo de até trinta dias após a publicação da Lei, deverá relacionar os principais medicamentos que comporão o kit de primeiros socorros para os casos de alergia alimentar; bem como um manual com instruções básicas contendo os principais sintomas e os procedimentos preliminares de primeiros socorros.

Mais fácil

Não seria mais fácil apenas às empresas a obrigação de informar que na composição de determinados pratos existem frutos do mar e derivados, evitando que pessoas alérgicas a esses alimentos não os consumissem desavisadamente?

Chico Lucas nos EUA

Além do governador Rafael Fonteles (PT), que está em viagem oficial aos Estados Unidos, outro alto funcionário do governo do Piauí vai a terra do Tio Sam.
Trata-se do secretário da Segurança, Chico Lucas, que viajou dia 14 e retorna no sábado, 19, de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, onde participou de um programa de visitas técnicas chamada de Customer Advisory Council.
O secretário está na viagem com José Anchieta Nery Neto, diretor de Inteligência da Secretaria da Segurança.

Foto: PC-PIChico Lucas, secretario de Segurança
Chico Lucas esteve em São Paulo “aprendendo” com um major como fazer inteligência na polícia do Piaui. Agora está nos EUA

Voce lembra? 

Antes de ir aos EUA Chico Lucas apareceu sendo recebido por um major da PM paulista onde disse ter estado “aprendendo” sobre inteligência na  segurança  pública.

Comente

Pequisar