TJ começa a votar pedido de cassação de Joãozinho Félix

Ele já foi condenado a devolver cerca de R$ 80 mil aos cofres públicos

Fortes emoções 

Esta semana a cidade de Campo Maior está vivendo fortes emoções, porque, depois de muito tempo parado, como a coluna já tinha informado há alguns meses, o processo que pode  gerar a perda de mandato do atual prefeito Joao Felix está em votação em sessão virtual da 3ª Câmara de Direito Público, que se iniciou no ultimo dia 01 de Setembro e se encerrará próximo dia 11, as 10:00.

Foto: ReproduçãoPrefeito Joãozinho FélixPrefeito Joãozinho Félix começa a ser julgado pelo TJ - em sessão virtual.

Improbidade administrativa 

Neste processo o Ministério Público pede o cumprimento imediato de uma sentença em uma ação de Improbidade Administrativa onde o atual mandatário da cidade foi condenado a devolver cerca de R$ 80 mil aos cofres públicos e na perda dos seus direitos políticos (o que implica na perda imediata do mandato eletivo que está exercendo).

Perdeu prazo, mané!
 
O pedido do Ministério Público se baseia na perda do prazo, por parte do atual Prefeito, do recurso de Apelação da Sentença.  Neste caso houve, segundo o MP, uma perda de praticamente 10 dias do prazo e mesmo assim, passados anos após a perda desse prazo a sentença que determina a perda dos direitos políticos e do mandato do prefeito nunca foi cumprida.

Na boca do povo 

Nesta semana as rodas de políticos e os grupos de redes sociais da cidade não falam em outra coisa, principalmente porque na última terça-feira (05) Joãozinho conseguiu uma liminar no TJ que determinava a suspenção do julgamento, o que foi motivo de muita festa e comemoração por parte da turma do prefeito.

Mas no dia seguinte…

Mas no dia 06, no inicio da tarde, outro julgador cassou a liminar, que não teve tempo de ser cumprida, e determinou o prosseguimento do julgamento, que se encerrará na próxima semana 11.
 Isso causou tristeza e recolhimento do prefeito, que sequer compareceu as solenidade alusivas a comemoração da independência do Brasil durante o dia.

Mas de noite…

Porém a noite, em churrascaria as margens do açude grande, tinha gente que ouvia Joãozinho bradar  em alto e bom som que se fosse cassado já estava seguro que voltaria ao cargo, pois seu advogado, um Ex-presidente da OAB do Piauí, que há anos está em Brasília, pessoa muito próxima ao atual Governador do DF, e que era responsável pelo processo quando houve a perda de prazo, tinha uma carta na manga. 
Carta só vale a do Waldick Soriano. 

Muitos interesses 

O certo é que esse processo envolve muitos interesses, o prefeito é conhecido crítico do atual Governador do Piauí Rafael Fonteles e tem se valido de políticos de oposição a ele, que estavam em posição de mando em Brasília até ano passado para permanecer no cargo e ficar tranquilo com a situação, “mesmo se der errado” pra ele, como tem falado publicamente.

O olhar do CNJ 

O certo é que, dentro de uma lógica minimamente jurídica, conforme vários especialistas ouvidos pela coluna disseram, a cidade pode ter um novo prefeito na próxima semana e caso a “previsão” do atual gestor da cidade se concretize o CNJ deve voltar seu olhar para este caso, pois muitas coisas diferentes já aconteceram nele, como esta decisão, que não prevaleceu, onde abrupta e estranhamente tentou suspender um julgamento aguardado há muito tempo pelo MP.

Destaque Nacional

Já deu para sentir que o Piauí não é mais destaque nacional apenas pelas notícias ruins, mas começa também a ser pelas boas.
 Nos últimos dois meses o Jornal Nacional publicou reportagens que colocaram o Piauí em boa vitrine por conta das operações policiais, em especial as de combate ao roubo de celulares. Esse clima de melhora também é sentido localmente, pelo apoio popular que têm tido.

Pop Star

Basta ver que o sempre tímido Chico Lucas já é cumprimentado efusivamente por onde anda. 
 

Foto: SSP-PISecretario de Segurança, Chico Lucas
Chico Lucas sempre foi tímido, mas tem se “soltado” com os efusivos cumprimentos que recebe na rua

Coisa do Brasil 1 

O senador Ciro Nogueira segue batendo forte no governo Lula. Mas já está com um deputado com um pé no ministério dos Esportes. 
A ação do senador mostra que o PP não está totalmente governista. 
E Lula aceita?

Foto: ReproduçãoCiro Nogueira
Ciro Nogueira bate no governo mesmo tendo deputado como ministro

Vem cá! 

O deputado Fufuca vai licenciar-se do PP, ou seja, vai desvincular-se do partido enquanto estiver no ministério.
E a pergunta é: e para que ele servirá a Lula se não poderá comandar o partido para votar os projetos do governo? 

Coisa do Brasil 2 

O STF tem anulado delações e acordos de leniência feitos na Lava Jato por entender que as pessoas foram forçadas a mentir para incriminar Lula. 
E agora está em vias de lacrar a delação premiada do ajudante de ordem Mário Cid para tentar incriminar Bolsonaro.  

Coisa do Brasil 3

Escola de Samba União Cruzmaltina propõe homenagear o ex-governadores Sérgio Cabral. 
Claro contando a história de vida dele, que pegou 400 anos de prisão pelas falcatruas que cometeu no governo do Rio. 
 

Foto: ReproduçãoSérgio Cabral, 400 anos de prisão, será homenageado por escola de samba do Rio
Sérgio Cabral, 400 anos de prisão, será homenageado por escola de samba do Rio

Voa, canarinho…!

A seleção principal de futebol  venceu a Bolívia por 5x1. Levou a delírio  a mídia esportiva que já projeta o time como um dos melhores do mundo. 
Claro, até enfrentar um Senegal ou grande seleção europeia. 

O porta voz 

Patético o ministro Valdez Goes em tentar justificar a ausência de Lula na calamidade do Rio Grande do Sul. Ele disse que Lula na Índia participa de eventos relacionados ao clima que tem a ver com os ciclones que devastaram no estado gaúcho.

Sem comentários 

O governador Eduardo Leite não quis comentar a ausência de Lula no Estado.

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar