Piauí é o Estado 'menos casador' do Brasil, diz pesquisa do IBGE

O estado segue a tendência nacional das mulheres terem filhos cada vez mais tarde

Menos gente

As estatísticas do Registro Civil, obtidas pelo IBGE junto aos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais e divulgadas na quarta-feira indicam que a diferença entre crianças nascidas no Piauí em 2018 e 2022 (6.252) equivale quase à população da cidade de Cocal dos Alves, onde moram 6.386 pessoas.

Foto: Foto: Pixabaygravidez

Boa notícia

Embora a gravidez de mulheres com idade abaixo de 20 anos – o que inclui adolescentes – ainda seja elevada no Piauí, os dados do IBGE apontam uma boa notícia. 
Entre 2010 e 2022, houve um recuo nos nascimentos de crianças gestadas por mulheres com 20 anos ou menos.

Os números

Em 2010, crianças nascidas de mulheres com 20 anos ou menos representaram 21,46%, ante 14,57%.
Na esteira de uma mudança que está levando as mulheres a terem filhos mais tarde, no Piauí o número de crianças nascidas de mulheres com idade entre 30 e 39 anos saiu de 19,63% em 2010 para 23,39% em 2022, numa expansão de 12,76%.

Maternidade tardia

O IBGE revela com seus dados que as mulheres estão adiando a maternidade, por variadas razões, o que inclui estudos e carreira profissional.
No Piauí, em 2010, mulheres com idade entre 30 e 40 anos foram mães de 21,2% das crianças nascidas, ante 35,61% em 2022.

Longe do altar

Os piauienses são os brasileiros que menos estão se casando no Brasil, dizem as estatísticas do Registro Civil, obtidas pelo IBGE junto aos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais.
Entre 2013 e 2022, houve queda de 34% no número de casamentos no Estado. Registraram 13.353 casamentos em 2013 ante 8.730 em 2022 – uma queda absoluta de 4.623 matrimônios, ou numa visão ainda mais ampla, um total de 9.246 pessoas que nem disseram sim nem disseram não a uma vida a dois.

Uniões homoafetivas 

Ainda que seja crescente em percentuais bastante elevados, a união civil entre pessoas do mesmo sexo é pequena no Piauí.
Em 2022, por exemplo, houve aumento de 40% no número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, mas em termos absolutos essas uniões somaram apenas 40.
O ano em que houve maior registo de casamento entre pessoas do mesmo sexo foi em 2018, quando essas uniões somaram 45.

Mulheres no crime

As divisões de combate ao tráfico da Polícia Civil do Piauí registram um aumento da participação de mulheres no tráfico de drogas e no gerenciamento do “negócio”.
Ainda não há dados formalizados, mas em recente operação policial, de seis traficantes presos, quatro eram mulheres.

O candidato e o peixe 

A primeira dama parnaibana Adalgisa Moraes Sousa está sendo protagonista do fato mais relevante da pré campanha eleitoral na cidade desta semana: o de dar o peixe e tentar popularizar o desconhecido candidato que a família Moraes Sousa estaria tentando empurrar goela abaixo do eleitor. 

Foto: ReproduçãoAdalgisa, na frente e o pretenso candidato Francisco Emanoel, de óculos, atrás na distribuição de peixe em Parnaíba
Adalgisa, na frente e o pretenso candidato Francisco Emanoel, de óculos, atrás na distribuição de peixe em Parnaíba

Pacote Pascal 

A oposição detectou nas andanças de Adalgisa pelos bairros pobres que na distribuição de cesta básica pescado para a Semana Santa, ela inclui no pacote da benemerência Pascal o secretário Francisco Emanoel, um ilustre desconhecido até então. 

Gracinha, a madrinha 

A tiracolo da comitiva de Adalgisa a figura mais criticada da cidade: a deputada Gracinha, que a oposição (e aliados também) acusam de ter isolado o prefeito de todas a ações na prefeitura, cabendo a Mao Santa a apenas o papel decorativo de assinar o que for preciso documentos protocolares e dar entrevistas desconexas sobre nada ou coisa nenhuma. 
Eita oposição cruel. 

 E ela se importa!? 

Gracinha não se manca diante das críticas. Como o pai, até discursando também é um tanto desconexa. “O mais importante é termos fe, amor, solidariedade, resiliência, a gente não pode pensar em si propria” diz ela com Francisco Emanoel do seu lado, atrás, às vezes na frente no contato com o povo. 
 

Foto: AlepiDeputada Gracinha Mão Santa
Deputada Gracinha Mão Santa isolou o pai prefeito e é quem assume os feitos (e desfeitos) da gestão. Atrai a ira de aliados, subordinados e da oposição

Piscinão 

No piscinão, um problema gravíssimo que a população do bairro enfrente há 20 anos, Gracinha prometeu, debaixo de chuva, que vai resolver o problema. Quem sabe, o prefeito Francisco Emanoel faça. 

Garapa de cana 

Estão chamando Francisco Emanoel de “garapa de cana”, ou seja um ilustre desconhecido da população que a família Sousa quer transformar em prefeito de uma hora para outra.
Para a família ele é um bom rapaz, mas entra aí o fator arrogância: de que Mão Santa e Gracinha elegerão qualquer um que lançarem. 

Foto: ReproduçãoFrancisco Emanoel (de preto) em serviço de emergência na cidade. Para mostrar eficiência
Francisco Emanoel (de preto) em serviço de emergência na cidade. Para mostrar eficiência

Mudança climática

O governo do Piauí criou na quarta-feira o Grupo Gestor Estadual (GGE) para implementação do Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável - Plano ABC+ PI.
O grupo tem cinco representantes do governo estadual, três do governo federal, um da UFPI, um da Uespi, um da Caixa Econômica Federal, um da Federação da Agricultura, um da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, um do sistema de cooperativas e um da Fundação Piauiense de Meteorologia e Recursos Hídrico.

Faltou alguém?

O governo deixou de fora desse grupo organismos como o Instiutto Federal do Piauí, que tem um excelente curso superior de gestão ambiental; as Secretarias da Educação e Saúde, que são atores importantes nessa discussão; e a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado – Fapepi – cuja não inclusão em grupo como esse pode ser percebida minimamente como descaso.


Boquinha

O ex-presidente da Eletrobras Piauí, que após ser privatizada virou Equatorial Piauí, José Salan Barbosa Melo, foi nomeado esta semana como Assessor Técnico II, símbolo DAS-3, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piaui. 
Na pasta bate ponto a ex-governadora Regina Sousa.

Perdeu, Mané!

O prefeito de Amarante Diego Teixeira contratou o amostragem para fazer pesquisa eleitoral na cidade mostrando seu candidato com boa performance, mas esqueceu de combinar o procedimento da divulgação com a justiça eleitoral e divulgou o resultado antes do prazo permitido. 
Resultado: a pesquisa é considerada irregular.

Foro privilegiado 

O STF está retomando o debate sobre foro privilegiado no Brasil. 
Decidir quem na gestão pública alcança esse privilégio. Prisão especial, por exemplo. 

Foto: ReproduçãoEmanuel Macron
Emmanuel Macron

Macron no Senado 

O presidente da França, Emmanuel Macron, será recebido hoje no Senado, as 15 h.
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul será tema da visita. 
Macron é contra.

Comente

Pequisar