Direto da Redação: Senado deve votar projeto sobre dívidas dos Estados

Devem abater das dívidas com a União valores pagos na manutenção de bens de do governo federal

Dívidas dos estados

O Senado deve avaliar hoje o projeto de lei complementar (PLP) 35/2022, do senador Esperidião Amin (PP-SC), pelo qual estados, municípios e Distrito Federal podem abater das dívidas com a União valores pagos na manutenção de bens de propriedade do governo federal administrados pelos entes subnacionais.

Pesquisa 

Há outro projeto que regulamenta a pesquisa clínica em seres humanos e cria comitês de ética em pesquisa. 
A matéria estabelece os direitos e deveres na relação entre pesquisadores, patrocinadores, entidades e participantes das pesquisas. 


Assim é demais! 

Depois que leu a notinha de que já estão fazendo memes de Mão Santa com o tio Paulo, o morto do empréstimo do banco, porque ele só assina o que Gracinha pede ou determina, uma colaboradora da equipe passa a informação de que as coisas são diferentes na prefeitura de Parnaíba. 
A colaboradora diz que Gracinha  tem um Tokem do prefeito  e assina tudo de Teresina como se fosse ele. 

Foto: AlepiDeputada Gracinha Mão Santa
Gracinha Moraes Sousa assina tudo, pelo pai?

Alo, Procon!

Um posto na Avenida Raul Lopes tem chamado a atenção das pessoas que caminham e trafegam por lá, porque praticamente todos os dias há um engarrafamento de veículos das Secretarias estaduais, com destaque para os ônibus amarelões da Secretaria de Educação e as Ambulâncias da Secretaria de Saúde, para abastecer. 

Foto: ReproduçãoO posto mais cobiçado por secretários estaduais, mesmo com preços maiores que os demais
O posto mais cobiçado por secretários estaduais, mesmo com preços maiores que os demais

Preço a maior 

Só tem um detalhe: o posto pratica um preço, no óleo diesel (maioria esmagadora dos abastecimentos) de praticamente R$ 2,00 a mais por litro. 

Alegria alegria 

O Posto, que leva o nome de um personagem de desenho animado que sempre fugia do coiote, desta vez pode ter arrumado um coiote maior, pois a situação está chegando ao Ministério Público e os "contratantes" terão que explicar a razão desses abastecimentos, que, diz-se, estão  irrigando outras coisas e fazendo a alegria de alguns poucos.

Muita gordura 

A diferença entre o preço de mercado e o preço que o Estado (Secretarias de Educação, Administração e Saúde principalmente) está pagando, beira 25%.  Aí se pergunta: como aguentar tanta gordura? 

Precisam agir 

Será que sabendo disso o MP, MPF, TCE, TCU, CGE e CGU vão ficar igual ao coiote, vendo navios nas suas investidas para pegar seu alvo, ou vão abrir os olhos e ir fazer a devida investigação?
E não precisam ir muito longe: o avantajado dono do posto só vive nos corredores das secretarias.

Duas vagas de Desembargador

Foi publicada na segunda-feira, 22, a Lei Complementar Nº 294, de 16 de abril de 2024 que eleva de 20 para 22 o número de desembargadores que compõem o Tribunal de Justiça do Piauí.
As vagas serão preenchidas por um integrante da magistratura, escolhido pelo Pleno do TJ-PI, e por um advogado.

A lista da OAB 
 
A  escolha do advogado será feita em processo que começa na indicação de seis nomes pela OAB-PI, culminando com uma lista tríplice eleita pelo plenário do Tribunal, encaminhada ao governador, para que o Executivo então indique o nome do advogado que vai preencher a vaga.
Já se sabe quem será o ungido. 

Tem tempo 

O preenchimento das vagas será feito dentro de um ano, o que pode indicar o início do processo de escolha tanto no Judiciário quanto entre os advogados.

Whinderson responde

No bate-boca com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em torno da fala do parlamentar sobre o Brasil precisar de homens com mais testosterona, o humorista piauiense Whindersson Nunes voltou à carga.
Em postagem às 21 horas de segunda-feira, disse que “gostava quando deputados trabalhavam pelo povo em vez de bater boca em internet.”

Foto: InstagramWhindersson Nunes
Winderson Nunes: gostava quando deputados trabalhavam pelo povo

Árvores mortas

Há centenas de árvores mortas em Teresina e a remoção delas poderia evitar transtornos e acidentes.
No centro da cidade a presença de árvores  mortas pode ocasionar acidentes com a queda sob casas, pessoas e carros.
Um exemplo é essa árvore na rua Rui Barbosa, ao lado do prédio do Sebrae.

O ministro apareceu

Um post de campanha convocando para mais uma reunião com o candidato do PT, Fabio Novo, dessa vez traz a foto do ministro Wellington Dias, que não frequenta as peças da campanha do petista por ser persona non grata para o teresinense. 

Amigos do Dr Vinícius 

Mas até dá para entender por que Dias está na peça: é que ela foi feita para chamar “os amigos do deputado Dr. Vinícius”.
E assim mesmo Wellington só aparece na reunião através de um telão. 

Foto: ReproduçãoFinalmente, Wellington Dias aparece num cartaz da campanha de Fábio Novo. Mas foi produzido pelo Dr Vinícius… o ministro segue “proibido” de participar
Finalmente, Wellington Dias aparece num cartaz da campanha de Fábio Novo. Mas foi produzido pelo Dr Vinícius… o ministro segue “proibido” de participar

No mesmo lugar

O cartaz da reunião pode não ser oficial da campanha do candidato do PT, mas o lugar do encontro é o mesmo em que na semana passada Fabio Novo fez uma reunião para se tornar mais conhecido: o auditório Sucesso, da representação local da multinacional de plásticos Tupperware.

Pitos 

Impressiona a forma como o presidente tem tratado seus ministros. Dia desses fez a seríssima ministra nilse da Silveira chorar, dando-lhe um pito nacional. 
Agora trata figuras como Geraldo Alckmin, Fernando Haddad como moleques, passando reprimendas públicas. 
Isso é desespero de quem está ruim na popularidade ou é a “mardita” da 51 mexendo nos neurônios? 

Te alui, índio! 

Lula deu puxão de orelhas até no piauiense Wellington Dias para ser mais ágil no diálogo com o Congresso. 
Sabe Lula que Wellington é muito ensaboado, conversa demais e produz de menos. 

O telefone público 

Em todo o governo há a figura do ouvidor. Ele quer essa figura e um telefone público para o povo se queixar do governo e de seus ministros. 
Caquético do conhecimento, o presidente do Brasil não sabe que as redes sociais são o melhor meio de comunicação. 
Inclusive para falar mal dele e de todos do governo. 

Olha o perigo 

Fábio Abreu posando para as redes sociais aparece usando uma grande seringa de vacinar gado. Coitados, dá para ver o pulo e ouvir o berro do animal na hora da aplicação. 
Todos sabem que o ofício do capitão era outro, o fuzil, a pistola. 

Foto: ReproduçãoO boi sofre. Olha a nova arma do capitão. A cada “tiro” o boi berra e pula.
O boi sofre. Olha a nova arma do capitão. A cada “tiro” o boi berra e pula.

Elias Ximenes 

Faleceu em Fortaleza, o ex-deputado Elias Ximenes do Prado, 98. 


A crônica do Eugênio "Gurgueia"

Os atuais desenho e projeto do Brasil são para esse país dar errado, especialmente diante da ausência de uma nova ordem constitucional, isso é uma realidade inexorável, algo de que não se pode fugir, ao não ser que surjam novos Brasis, novos países no que hoje é o Brasil. Nada muda muito para melhor, substacialmente na sucessão de dias, no passar do tempo do Brasil, dia após dia, é sempre a mesmice, só isso, só "feijão com arroz", o trivial, só muita perda de tempo e de oportunidades. O aparente argumento contrário a isso e todo o resto são "encheção de linguiça" (conversa fiada) em relação ao continental, "gigante adormecido", desprorcional, desarrazoado, inadministrável e injusto Brasil. Atualmente, o Brasil é sozinho enquanto país de língua portuguesa na América, diferentemente dos países de língua espanhola e de língua inglesa, mas, bem que podemos ser um conjunto de países-amigos, pátrias-irmãs, nações amistosas de língua portuguesa na área do atual território brasileiro, no continente americano. Isso favorece a integração dos povos e países preconizada pela Constituição Federal brasileira. Histórica e comprovadamente, os Estados Unidos da América dão certo e tem bom futuro enquanto país sendo sozinho e continental, muito grande, imenso do jeito são, o Brasil não. "Contra fatos não há argumentos". Não se deve dar "murro em ponta de faca".

Comente

Pequisar