Governador inaugura obras inabacabas, oposição aproveita para ataque

Nem mesmo onde se pensava haver apoio puraram os "feitos" de Rafael Fonteles

 O Governardor Rafael Fonteles tem inaugurado obras por todo o Estado, mas se destacou entre os perfis dos adversários ao governo inaugurações inacabadas como a ‘adutora de Dom Inocêncio, a Escola do Mar em Luís Correia e o Novo Hospital Regional de Picos’.

Foto: ReproduçãoRafael Fonteles

A situação tem se agravado em rincões onde Rafael parecia dominar e que seus candidatos se destacavam, como uma resposta que mostra que mais do que propor, a estratégia agora é atacar. Não perdoam ninguém, nem mesmo o Governador, o que pode manchar sua imagem em 2026 e na nacional do PT.

Mateus, primeiro os teus

O Senador Marcelo Castro, que já tem um filho deputado federal e outro como Superintendente da Codevasf, tem apostado alto para eleger o primo, Rogério Castro, como prefeito de São Raimundo Nonato. Além de ter mudado seu domicílio eleitoral para a cidade, o Senador tem procurado transformar seu poder político em ações que beneficiem o seu candidato. 
                                                                                                                                                       Foto: Reprodução

O filho Zé Neto, o primo Rogério e Marcelo Castro deixando Teresina para votar em São Raimundo Nonato
O filho Zé Neto, o primo Rogério e Marcelo Castro deixando Teresina para votar em São Raimundo Nonato

Escritório da Codevasf

Uma das ações realizadas com estardalhaço pelo Senador Marcelo Castro foi a instalação de um escritório da Codevasf em São Raimundo Nonato no último mês de julho. O principal projeto da autarquia na região, entretanto, fica em São João do Piauí, a cem quilômetros de distância. São Raimundo Nonato, enquanto isso, enfrenta problemas de falta de água até para abastecimento humano.

Promessa

O Senador tenta alavancar a candidatura do primo dizendo que vai levar água da Barragem Jenipapo, em São João do Piauí, para São Raimundo Nonato. Em São João do Piauí, entretanto, a notícia não foi bem recebida. Temem que a demanda inviabilize o aproveitamento hídrico da barragem, idealizada para o abastecimento da cidade e para a implantação de projetos de irrigação. 

Reação ao Senador

Em entrevista à Alvorada FM, o candidato a vereador Ricardo Paes Landim disse: “deviam lutar era pela transposição do rio São Francisco para o Piauí, com a adução das água de Sobradinho, por exemplo; não de vir tirar água da barragem sem antes ter qualquer estudo hidrológico ou de impacto ambiental.”

Conduta vedada I

Conforme a Lei Eleitoral, nenhum servidor pode participar de campanha eleitoral no horário normal de expediente. Mas uma simples olhada nas redes sociais dos secretários do governo permite observar que vários estão dedicados em tempo integral às campanhas eleitorais de seus apadrinhados pelo interior do Piauí. Muitos deles, inclusive, acompanhando o governador Rafael Fonteles. 

Conduta vedada II
Na última segunda-feira, por exemplo, o Governador Rafael Fonteles foi à Paes Landim prestar apoio à candidatura de Pauliana Ribeiro Amorim, prima da ex-primeira dama Rejane Dias e denunciada pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Topique. No horário do pingo do meio dia, em sua companhia havia pelo menos dois servidores do primeiro escalão: os secretários Firmino Paulo e Tiago Vasconcelos. 

Obra predileta
A Secretaria do deputado Firmino Paulo, a propósito, de Irrigação e Infraestrutura Hídrica, é outra que prefere realizar investimentos em calçamento. Em Miguel Leão, por exemplo, a empresa Qualityserv Construtora Serviços e Reforma foi contratada pelo órgão para pavimentação em paralelepípedo de 11.370,00 m² de vias públicas.
 

Foto: ReproduçãoDeputado Firmino Paulo dando proteção a prima de Rejane que sabe muito sobre o que foi feito nos tenebrosos tempos na secretaria da Educação que resultou na operação Topique

Privatização

Está em vias de sair do papel na Secretaria de Saúde do Estado projeto para a transferência a Organizações Sociais dos serviços de implantação, gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde. A seleção das OS se dará por chamamento público. Os próximos a terem suas gestões transferidas para essas organizações privadas serão as Centrais de Exames de Teresina, Floriano, Campo Maior e Uruçuí.

Comente

Pequisar