Piauí lidera alta de mortes no trânsito em todo Brasil

As informações constam de dados preliminares da mortalidade em 2023

O Piauí foi o estado brasileiro que apresentou o maior aumento percentual em mortes no trânsito no ano de 2023: 13,1%. As informações constam de dados preliminares da mortalidade em 2023, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, e que mostram que o Piauí teve 984 vítimas em suas estradas, ruas e avenidas.

A análise preliminar das mortes no trânsito em 2023 foi feita pela Vital Strategies, parceira da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, utilizando como fonte a base de dados disponível no DataSUS.

Foto: ReproduçãoNovos semáforos

Além do Piauí, a Bahia é outro Estado que se destaca negativamente, a qual registrou um crescimento de 12,1%, seguida pelo Maranhão, também com destaque negativo:  aumentou em 9,8% as mortes em acidentes trânsito. 

Na sequência, vem Sergipe com 8,5%, e o Rio Grande do Norte, com 3,3%. Pernambuco teve um crescimento, por enquanto, considerado relativamente pequeno, de 1,9%, seguido de Alagoas, com um aumento de 0,7%, que nem pode ser considerado aumento.

Entretanto, dois Estados nordestinos tiveram redução, mesmo que pequena: Ceará (-2,8%) e Paraíba (-2,0%).

Na leitura nacional, três Estados brasileiros chamam a atenção positivamente: o Amapá se destaca com a maior redução do número de vítimas do trânsito no Brasil: de 24,3%; na sequência estão o Rio de Janeiro, que teve uma redução de 15,3%; e o Distrito Federal, com queda de 13,7%.

Entre as pessoas mortas no trânsito, os usuários de motocicletas assumem o protagonismo nas mortes, saindo de terceira colocação como vítima em 2003, para principal vítima em 2023. 

Os motoqueiros representavam 13% das vítimas do trânsito em 2003 para, em 2023, representarem 38% dos óbitos. Já a morte de pedestres teve redução: saiu de 30% em 2003 para 16% em 2023.

No geral, segundo os dados preliminares do DataSUS, 33.743 pessoas morreram no trânsito em 2023 no País, o que evidencia um péssimo cenário da segurança viária em todo o Brasil.

Autismo na torneira

A ignorância é desesperante. A vereador Sônia Bona pelo PT em Campo Maior, acaba de diagnosticar que o autismo está sendo provocado por água contaminada.

E vocês ainda vão votar nela?

Foto: ReproduçãoSônia Bona
Sônia Bona

Ameaça e mentiras

Em Picos, uma mulher foi a delegacia e denunciou que um homem de nome Lucas, a obrigou a fazer uma falsa denúncia contra uma advogada da base de Gil Paraibano, o intuito era causar intriga no pleito. Acontece que o aliado de Pablo, segundo a mulher, a estava ameaçando e se aproveitando de sua humildade.

O golpe está aí 

Em Parnaíba, vereador e assessor de Hélio armaram flagrante contra Gracinha, na hora do suposto sequestro havia policiais e mídia, e os políticos da oposição numa cena de filme b.

O golpe do falso sequestro antes era feito por celular de dentro de presídios, agora vem de dentro da câmara municipal da cidade.

Tesão eleitoral 

No depoimento dado na câmara de Bom Jesus que levou a cassação de Fábio em Bom Jesus por roubo, o denunciante afirma que estava cansado de ser obrigado a manter relações sexuais com Fábio, chegando a ter mais de três relações por dia a contragosto.

A cassação foi revogada depois pela justiça.

Comente

Pequisar