Ciro Nogueira recupera terreno após a eleição em que Rafael perdeu
O senador poderá fazer uso dessa força propulsora para emergir após as eleições
Ciro vencedor 1
O ex-senador Heráclito Fortes dizia que fundo do poço de político tem uma mola. E ao que parece o senador Ciro Nogueira poderá fazer uso dessa força propulsora para emergir após as eleições de domingo passado, em que, mesmo com uma derrota pessoal e grande em Picos, colheu melhores resultados que o governador Rafael Fonteles, do PT, que antes do pleito se anunciava como o grande vitorioso.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Ciro vencedor 2
Com lideranças sob sua influência e em oposição vitoriosas na maioria das cidades do Piauí com mais de 20 mil moradores, Ciro Nogueira pode fortalecer sua posição para quem sabe, tentar o que antes era uma improvável campanha de reeleição para o senador em 2026.
Onde
Entre as dez maiores cidades do Piauí, a partir de janeiro de 2025, haverá aliados de Ciro Nogueira sentados nas cadeiras de prefeito de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Altos, União e Campo Maior.
Ao campo oposto ao senador cabem as cidades de Picos, Piripiri, Barras e José de Freitas – e dessas apenas Piripiri e José de Freitas sob a bandeira do PT.
Onde mais
Em cidades com maior densidade eleitoral como Valença, Pedro II, Corrente, Batalha, Buriti dos Lopes, Cocal, Inhuma, Elesbão Veloso, Piracuruca e Uruçuí também serão aliados de Ciro Nogueiras os ocupantes das prefeituras em 2025.
Atentai bem
Somente os números de resultados de uma eleição que pode se descolar da próxima não são o bastante para dar a Ciro Nogueira um passaporte para vencedor em 2026, mas devolvem ao senador a condição de um jogador que se coloca decisivo para si e seu arco de aliança.
Os números 1
Numericamente, o PT colheu mais votos na atual eleição. Obteve 682,6 mil votos para prefeito, seguido pelo MDB (442,8 mil), PSD (402,2 mil), PP (264,3 mil) e União Brasil (247,7 mil).
Como estão unidos em boa parte do Estado, PP e União Brasil, aliados de Ciro Nogueira, somam 494 mil votos, consolidando-se como a segunda maior força eleitoral do Piauí.
Os números 2
O PT teve um descolamento entre os números para prefeito e vereador. Foram mais de 230 mil votos a menos para vereador que para prefeito.
O PT fez 448,7 mil votos para vereador – 233 mil a menos que para prefeito.
Os números 3
Podem ter sido mais “casados” os votos de MDB, PSD e PP para vereador e prefeito.
O MDB teve 427,2 mil votos para vereador – 15,6 mil a menos que para prefeito.
O PSD, 375,8 mil votos para vereador – 26,4 mil a menos que para prefeito.
O PP teve a mesma quantidade de votos para prefeito e vereador: 247 mil.
As cadeiras
O MDB, apesar de ter tido menos votos que o PT na disputa de vagas de vereador, é que mais vai ter assentos nas Câmaras Municipais das 224 cidades do Piauí: 542 vereadores, ante 522 do PT, 494 do PSD e 264 do PP.
Olho gordo
De olho em 2026 pai e filho querem avançar no espaço de Rafael Fonteles.
Julio Cesar e o filho Georgiano querem mais espaços no governo.
Ajudas Governamentais
O ex-prefeito Ronaldo Lages fez circular vídeo nas redes socias dizendo que o governo mais atrapalhou de que ajudou na eleição em N. Sra. dos Remédios. Em outras palavras ele disse que o Governo mandou obras de asfalto para a cidade, mas que os eleitores de lá não votam por causa de obra, principalmente obra que não tem "retorno" cashback eleitoral para fazer os numerários circularem direto nas mãos dos eleitores.
Secretário que quer Bem a Cunhado
Na região dos Cocais o que mais se fala é do absurdo de dinheiro que circulou na eleição da Cabeceiras através do cunhado do Secretário de Governo Marcelo Noleto, o empresário raivoso Rochinha, nunca se viu uma eleição tão cara naquele pequeno município, diz-se que a ajuda governamental lá foi bem maior do que cidades grandes onde o Governo se viu derrotado. Em Cabeceiras a derrota também foi humilhante.
Ajuda para o PP
Em Floriano o maior cabo eleitoral da reeleição do Prefeito Antônio Reis do PP, dizem, foi o Secretário de Saúde Antônio Luís, que fez publicar na quinta-feira anterior a eleição um Contrato com uma OS que irá administrar o Hospital Tibério Nunes.
Isso causou desespero nos trabalhadores do Hospital, que diga-se, são muitos. O que se comenta é que só nessa tacada o governo deu mais de 1000 votos para Antônio Reis e resolveu a eleição contra o Dep. Marcus Vinicius.
Quem tem um governo amigo desse não precisa de inimigo.
Sensibilidade de um Mamute
Com essas e outras o Secretário de Saúde vem se tornando cada vez mais persona non grata no meio político. Ele e sua sensibilidade e educação de um mamute vem desagradando a gregos e troianos.
Reunião de Avaliação
Na manhã de ontem o Governador se reuniu com os Secretários Washington Bonfim (bicampeão consecutivo de porca em Teresina) , Andre Macedo (que de política entende o mesmo que uma criança a respeito de física nuclear), Samuel Nascimento (que só age em prol do irmão, tendo elegido o aprendiz de Assis Carvalho João de Deus para a Câmara de Teresina) e Marcelo Noleto.
Resultado da Reunião
O resultado da reunião foi um vídeo postado nas redes socias onde o Governador estampa um sorriso no rosto tão falso quanto a origem indígena de Wellington Dias, uma voz mansa que não tem nada a ver com seus arroubos de ignorância em face dos seus subordinados, e dados também que só servem pra enganar trouxas, pois nos 180 Prefeitos da base aliada que ele faz menção, tem 65 de PSD de Georgiano Neto e 57 do MDB de Marcelo Castro e Themistocles Filho.
Microdados
O que se diz da reunião de “avaliação” com os experts políticos barretinos da cúpula do Governo é que vão analisar os microdados para identificar os traidores.
Os trouxas
Ora ora. Só houve traidores porque existia os trouxas metidos a sabidos.
O outro trouxa
Anteontem Fábio novo já falava em 54% de congruência com os votos dos candidatos da base, será a “força” do governo falhou no final e o Senador Ciro “incentivou” essas traições??
Experiência Zero
Como o mais experiente da reunião se especializou em Porca em Teresina, o que pode se depreender é que o Governador tenta levantar uma cortina de fumaça com números tão frágeis quanto os números das pesquisas fajutas que a campanha de Fábio novo abusou em usar pra dizer que ganharia no primeiro turno. A reunião "de caráter institucional" de novembro tendo a ser um imenso fracasso, pois os líderes da oposição certamente levantarão um boicote a mesma, pois não da pra ser Democrata agora querendo falar com quem o derrotou e autocrata quando de sua vitória tendo se recusado a receber lideranças que não votaram nele, esse tipo de incoerência gera um desconforto político gravíssimo.
Sabichão não aprende
Se tivesse ouvido Welligton Dias certamente teria agido diferente, a lição de humildade que o Ministro da Fome sempre aplicou na vida pública foi desprezada pelo Governador já na primeira semana do seu governo, quando se recusou a receber lideranças juntamente com a então Dep Federal Rejane Días, mesmo depois das derrotas humilhantes o Governador teima em ouvir inexpressivos, inexperientes e experts em derrotas em Teresina.
Mudança de Cenário
No atual cenário se quiser manter a base aliada minimamente coesa Rafael Fonteles deve já pensar em abrir a vaga de Vice e uma na chapa de Senador, despontam como favoritos um nome do MDB (provavelmente Themistocles Filho, que saiu fortalecido na região dos cocais das eleições) e para o Senado o PSD tendo Julio Cesar como principal nome, ou se pensa nisso ou o rompimento virá a galope certamente.
Trapalhão
O que se diz praticamente a uma só voz é que o governo e seus Barretinos atrapalharam muito mais do que ajudaram,
Em áudio atribuído ao Ex-Deputado Terere há uma sem número de palavrões desferidos contra o chefe do poder executivos estadual e acusação de promessas não cumpridas e confissão de ter recebido 60 cargos para marchar ao lado de Dr Hélio em Parnaíba, no áudio tem outras acusações ocntra Dr Hélio.
No futuro
Só um inocente não percebe que o PSD, Georgiano Neto, seus 65 Prefeitos podem desequilibrar as eleições daqui a 2 anos, em 2026, mas muita agua ainda deve passar debaixo dessa ponte. Certamente essas conversas nos próximos se intensificarão, pois o Governador deve ir a China em uma daquelas missões que é bom para alguns poucos, pois até agora nada se viu de concreto desses passeios oficiais dos barretinos governamentais.