Rafael usa viagem para fugir das cobranças pela derrota sofrida

Certamente quando marcou a viagem imaginava que estaria em momento pós eleitoral tranquilo

Pior hora

Se existia um momento inoportuno para que o Governador Rafael Fonteles viajasse para a Ásia passando 10 dias off com larga comitiva e deixando a chefia do Executivo nas mãos de Themistocles Filho seria depois de derrotas avassaladoras nas urnas como essas. Certamente quando marcou a viagem imaginava que estaria em momento pós eleitoral tranquilo com as vitórias desejadas, mas o recado das urnas foi outro. 
 

Foto: ReproduçãoRafael Fonteles em missão internacional na Ásia
Rafael Fonteles em missão internacional na Ásia

Matrix

Rafael continua na sua Matrix, numa realidade completamente paralela levando críticas de todos os lados (de ganhadores e perdedores das urnas) e ao não ter a sensibilidade de entender que não era hora de sair dos seus domínios abre outro flanco de críticas imensurável. 
Ele está nesse momento se consolidando como detentor de críticas unânimes de forma negativa, tanto dos que são da sua “base” quanto dos seus opositores, um feito e tanto.

Falta uma criança 

O escritor contista dinamarquês Christian Andersen diria que falta uma criança no Governo Rafael Fonteles, pois todos aplaudem o Governador que pensa estar em vestes reais quando na verdade as urnas o despiram, se sente um Rei empoderado, porém está nu! 
Não ha uma só voz para lhe dizer a realidade no Governo.

Micro(Macro) Traições 

 O Governador ao fazer a sua avaliação com foco em análise de microdados para saber quem foram os traidores mostrou que nada aprendeu com a taca que a suína lhe deu e que continua fora da realidade das coisas, prova maior do que essa viagem pra Ásia nesse momento não há.

Erro de Cálculo

Rafael pensou que enfrentaria uma
Campanha repleta de liseira de Silvio Mendes e poderia enrolar ajudas e apoios. O que se viu foi uma campanha robusta, com muito apoio formal (foi a campanha de mais gastos oficiais) e informal, diz-se que o Senador Ciro não deixou faltar nada para a vitória, de forma que na última semana “convenceu” os Vereadores de Dr Pessoa a pular no barco da vitória.

Julinho do Video

A prova maior disso seria o vídeo do Dep Júlio Arcoverde na véspera da eleição com a certeza da desmoralização dos institutos, Julinho e sua já tinha concluído os trabalhos e estava certo de a maioria dos votos de pessoa iriam para Silvio e a parada seria resolvida no 1o Turno, fruto de muito trabalho que “alegrou” os candidatos a Vereador de Pessoa e pouca liseira.

Foto: ReproduçãoDep Júlio Cesar Arcoverde
Dep Júlio Cesar Arcoverde

Movimento Brusco 

As lideranças políticas estão aguardando um movimento forte do Governador Rafael Fonteles nos próximos dias.
 
Querem que o Goverador coloque auxiliares que entendam de política, tenham disponibilidade para receber, conversar, ouvir e responder as mensagens de aplicativos, ou seja, desejam que pessoas como Marcelo Noleto e Chico Lucas saiam de posições políticas.

Foto: ReproduçãoRafael Fonteles fantasiado do grande mico eleitoral ou ja é imitação de Wellington Dias?
Rafael Fonteles fantasiado do grande mico eleitoral ou ja é imitação de Wellington Dias?

Vídeos Desinformativos 

Os leitores podem esperar que nos próximos dias o Instagram do Governador estará repleto de vídeos e fotos de reuniões improdutivas e que nada trarão para o Estado efetivamente. Fiquem atentos que só aparecerão nesses posts os assessores mais próximos, o séquito de bate esteiras e companhias dos viajantes estarão por trás das câmeras.

Recado 

A impressão que se tem é que o resultado das urnas afastou mais ainda os políticos do Governador, de Domingo para ca nenhum deles foi visto em foto,  visita ou conversa com Rafael Fonteles, só Themistocles Filho que se ladeou ao mandatário para poder assumir o cargo de Governador, que foi curtir a ressaca das mordidas de Porca que levou na Ásia em missão oficial junto a vários assessores.

Ave, César!

Com 65 prefeitos formalmente ligados ao partido que ele controla no Piauí, o deputado federal Júlio César Lima se credenciou a dar cartas no jogo eleitoral de 2026, quando estarão em disputa duas varas de senador, a de governador e vice.
Embora cada eleição tenha sua própria dinâmica, quem parte vencedor da anterior chega mais forte à próxima disputa. É o caso de Júlio César.

Foto: DivulgaçãoReunião de Silvio Mendes com lideranças do PSD
Reunião de Silvio Mendes com lideranças do PSD

Independente

O deputado já deixou evidente que faz parte da base aliada do governador, mas tem luz própria.  
Foi o primeiro a se reunir com o prefeito eleito Silvio Mendes, na segunda-feira. 
O partido dele, PSD, que estava na chapa de Fabio Novo, o candidato derrotado do PT, deve apoiar Silvio na Câmara Municipal.

Quem fica?

Por enquanto, só o PT é garantido na oposição ao prefeito eleito Sílvio Mendes.
O PDT com três vereadores, por exemplo, poderá fazer parte da base do prefeito.

Rafael conta seu ganho

O governador Rafael Fonteles (PT) prefere ver de outra maneira: para ele e seus auxiliares, apesar das derrotas em cidades como Teresina, Parnaíba e Floriano, a conta é de 186 prefeitos aliados. 
À oposição sobrariam 38 prefeitos – basicamente os 34 eleitos pelo PP de Ciro Nogueira e, possivelmente, o reeleito prefeito de Floriano, Antônio Reis (PSD) e Sílvio Mendes (União Brasil).

Abre o olho

Tudo bem, é fato que o governador tem mais prefeitos aliados que seus opositores, mas convém lembrar que na lista, 57 são ligados ao MDB, partido que cuida mais dos seus interesses que dos interesses de aliados de ocasião.

Fim de uma era?

Desde 1982, quando ocupou pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal, o atual vice-governador do Piauí, Themistocles Filho, do MDB, sempre manteve um assento no Legislativo municipal de Teresina. Não mais. A derrota do vereador Zé Nito, que ficou na primeira suplência, desfez essa escrita de 41 anos.

Edson, o porta-voz

Edson Melo virou o líder informal do prefeito eleito Silvio Mendes na Câmara Municipal.
O vereador, que não concorreu à reeleição, está coordenando as conversas para redesenhar o orçamento de 2025 segundo as prioridades do prefeito eleito e participa das costuras para a sucessão da Mesa Diretora da Câmara.

Fechados

Dez vereadores que se colocam na oposição ao prefeito eleito Sílvio Mendes – seis deles do PT – se uniram para votar de modo igual na eleição para a Mesa da Câmara. Por enquanto apenas formam um bloco parlamentar para jogar com força nessa disputa.

Vilarinho

Apesar de haver quem diga que a oposição quer trabalhar um nome para presidente, o de Joaquim do Arroz, o mais votado no PT, o nome que desponta como mais aceitável para vereadores e o prefeito eleito é o de Bruno Vilarinho, do PRD.

Beicinho

Uma fonte muito próxima do ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) diz que Regina Sousa, que ocupa pasta semelhante no governo do Piauí, deve pedir exoneração não por razões de saúde, mas porque não está nada satisfeita com os rumos que o governo tomou.

Foto: Governo do PiauíRegina Sousa
Regina Sousa estaria descontente com o governo do Piauí

Avaliação

A essa mesma fonte, pediu-se que dissesse se o ministro avaliava negativamente a derrota do PT em Teresina. A resposta é a de que Wellington Dias considera que saiu vitoriosa a democracia e a cidade, ou seja, nem lamenta nem celebra.
Mas lá no fundo do coração há de ter gostado.

Adversário de dentro

Diz a mesma fonte que o grupo de petistas vermelhos considera mais fácil derrotar um inimigo externo que um adversário interno, neste caso o petismo que veste branco.

A escolhida

A prefeita Ivanária Sampaio já escolheu sua candidata a presidente da Câmara Municipal de Esperantina para o biênio que se inicia dia 01 de janeiro de 2025. A escolhida é a vereadora eleita Regina Vale. 
Com a escolha, a prefeita vira as costas para os amigos fieis de longas datas e indica alguém, que por conveniência, abandonou a ex-prefeita Vilma Amorim, da qual foi sua principal secretária e esteve junto há bem pouco tempo. 
A escolha poderá causar rusgas na base aliada, algo que pouco importa para a prefeita, desde que sua vontade prevaleça.

Foto: ReproduçãoIvanaria Sampaio
Ivanaria Sampaio

Comente

Pequisar