Coluna Direto da Redação: a volta de Heráclito

Dono de frases pontuais, o ex-senador ressurge no cenário nacional

Nível nacional

O ex-senador Heraclito Fortes está de volta ao cenário político. E, de certa forma, em nível nacional, pois deve ocupar cargo no Conselho Politico do PSD, em São Paulo, onde ele mora, depois que encerrou suas atividades parlamentares.

Foto: ReproduçãoHeráclito Fortes filia-se ao PSD e ressurge na cena politica nacional
Heráclito Fortes filia-se ao PSD e ressurge na cena politica nacional

A mola 

É de Heraclito a frase: “ fundo do poço de político tem mola”, que significa o retorno a cena daqueles sobre os quais se Imaginava o fim da atividade.

Foto: ReproduçãoCharge Heraclito Fortes
A bem humorada charge do Estadão e o texto sobre o retorno de HF

Impeachment

O Estadão desta terça-feira destaca o retorno do politico piauiense, com uma bem humorada charge, enfocando que foi no seu entorno - através de reuniões, cafés, almoços em sua casa de Brasilia, que resultou no impeachment da presidente Dilma, em 2017.
Nos bastidores, como age na maioria das vezes,  Heráclito teve grande influência na gestão Temer. 

Sua história
 
Sua biografia está sendo produzida e destaca a atuação na politica a partir dos movimentos estudantis, à marcante passagem na mudança do regime que resultou
na Nova República, com a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral.

A saúde de Lula

Preocupa o mundo politico esse novo estado de saúde de Lula.
O presidente está  internado no Sirio Libanês por ter sentido dores ontem à noite.

Foto: ReproduçãoBoletim médico
O primeiro boletim médico sobre o estado de Lula

Esforço físico

Lula teve agenda intensa e atribulada por conta da questão da liberação das emendas; da reforma no Ministério e da votação de propostas no Congresso.
O entorno do presidente está agitado.

Sinal

Próximo dos 80 anos e com a saúde preocupante, Lula cria apreensões no meio político quanto ao risco de não vir a ser candidato à reeleição.  

O algoz

O ministro Flavio Dino, do STF, é o centro da ira do Congresso Nacional. Deputados e Senadores reagem às exigências de transparência para a liberação das emendas.  

Voo baixo 

Até agora tem politico tremendo com a noticia da chegada de um avião da Policia Federal no aeroporto de Sao Luís, ontem a tarde.
Para onde seus passageiros teriam ido hoje de manhã?
Esse o drama de cada  um.
Geralmente se desencadeia operações na região que inclui Teresina, no Piauí, Belem no Pará, cidades do Maranhão e Piauí.
Mas até as primeiras horas desta terça feira a PF não emitiu nenhum boletim.   

Pois é…

Como é comum o avião não pousar no lugar onde haverá operação muita gente do outro lado do rio Parnaíba já está indo dormir com um olho aberto no rumo da porta da rua.

Nova Zona Norte 

Um condomínio que é tido como o paraíso dos bacanas da capital, que um dia foi cidade verde, vive seus dias de Zona Norte.
Tudo isso depois que as publicidades com os jogos de azar, tipo o do tigrinho, fez fortunas de um dia para a noite e várias foram as personalidades que para lá se mudaram, seja alugando imóveis, seja adquirindo (ninguém sabe ao certo como).

O problema é que…

…isso tem sido o terror de certos vizinhos que lá já estavam achando que ali era um lugar só para pessoas de "berço". 
Vários são os episódios de brigas de vizinhos por conta de descumprimento das regras de sossego

Sem costume

Em grupos de mensagem privadas uma esposa de um bacana (daqueles que surfam na onda do dinheiro público) disse: "esse povo que não tem costume não poderia morar aqui". 

A guerra

Já há quem tema uma verdadeira guerra interna com a multiplicação desses episódios.

Tchau! Tchau!

Mas há outros que procuram uma forma de se ver livre do pesadelo que se tornou morar no lugar, vendendo seu imóvel abaixo do preço de mercado, pois não querem morar na "nova Zona Norte" da Capital!

Foto: ReproduçãoOs policiais civis mandando investigar o contrato da delegacia com o sogro poderoso
Os policiais civis mandando investigar o contrato da delegacia com o sogro poderoso

Ativismo 1

Sem dúvida, há uma cultura reinante no Piauí de um ativismo judicial incompreensível para processar pessoas, jornalistas e profissionais liberais em face de supostos crimes de desacatos contra delegados de polícia. A última vítima foi um conhecido advogado, que foi condenado por um juiz da Justiça Comum Criminal.

Ativismo 2

O pior é que o crime de desacato é de competência do Juizado Especial Criminal e não da Justiça Comum, como foi o caso da condenação do advogado, que proferiu uma grosseria contra um delegado chamando-o de "babaca" no cumprimento de uma diligência.

Ativismo 3

O advogado Miguel Dias Pinheiro, em publicação de artigo aqui no Portal AZ, faz uma avaliação jurídica substanciosa sobre o fato. E, de forma doutrinária, trás a distinção entre Crime de Desacato e crime contra a honra. No caso, segundo ele, a grosseria "babaca" não configura crime de desacato, mas de injúria. Leia. É interessante.

Comente

Pequisar