Deputado faz lei para empresa investigada receber verba pública

O instituto é um dos envolvidos nas malfeitorias cometidas no âmbito do Proaja

Tudo de boa

Uma lei estadual publicada ontem, resultante de proposta do deputado Francisco Limma, do PT, coloca o “Instituto Presente” no rol de entidades que podem receber subvenções sociais do governo do Piauí.

Foto: Foto: Lucas Sousa/Portal AZFrancisco Limma
Deputado Francisco Limma fazendo leis para ajudar os amigos infratores. E daí?

Olha aí

O instituto é um dos envolvidos nas malfeitorias cometidas no âmbito do Proaja, aquele programa de educação de jovens e adultos inventado pelo agora ministro Wellington Dias (PT), quando governador.

Recordando

Em setembro de 2022, a Polícia Federal saiu às ruas de Alegrete, Campo Maior, Pedro II, São João do Arraial (terra do deputado Limma), Teresina e Valença, no Piauí, e Timon, Maranhão, para cumprir 42 ordens de busca e apreensão em empresas suspeitas de desviar dinheiro do Proaja.

Dinheirão

A investigação, ainda em curso, focava a execução dos serviços contratados sem licitação e através de credenciamento.
Para isso foram feitos contratos milionários entre a Secretaria da Educação do Piauí e 52 empresas/instituições, custeados com recursos de precatórios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que totalizam mais de R$ 217 milhões, em valores empenhados até 19 de agosto de 2022.

Mais um

O deputado Francisco Limma também emplacou uma lei que coloca o “Desenvolvimento Econômico e Incentivo a Moralidade Pública” – Avance – na lista de entidades que podem receber subvenções do Estado.
O Avance fica em Piracuruca, uma das cidades em que a PF investigou desvios no Proaja.

Mudança boa

O governo do Piauí, sob a atual gestão, executa a política pública de alfabetização de jovens e adultos como deve ser: aulas nas escolas estaduais da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), com verbas destinadas especificamente para esse fim e geridas pelos diretores dessas unidades escolares.


Prefeitura de Teresina também proíbe uso de celulares nas escolas municipais 


Sem celular

Lei municipal sancionada na semana passada e publicada ontem determina que está proibida a utilização de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares da rede pública e privada de ensino em Teresina.

Sem acesso

Segundo a norma, os estudantes que optarem por levar seus celulares e outros dispositivos eletrônicos para as escolas deverão deixá-los armazenados, sem a possibilidade de acessá-los durante o período das aulas.

De jeito nenhum

A lei considera como período das aulas aquele de permanência do aluno na escola, incluindo os intervalos entre as aulas, recreios e eventuais atividades extracurriculares.
Isso significa que não pode haver acesso a celulares, tablets, relógios inteligentes e outros dispositivos similares durante todo o período em que os estudantes estiverem na escola.

Lição na história

Felipe Mendes, economista que agora se encaminha para ser sábio, cita uma passagem da peça “As vespas”, de Aristófanes, para “esses tempos sombrios”.
Ele diz que é bom recordar a sabedoria dos antigos, como Aristófanes, que escreveu há 2.500 anos: “Na tua louca ambição do supremo mando acabarás por arruinar a república, que já começa a vacilar”.

Bem mal

O Regime Próprio de Previdência Social do Piauí, gerido pela Fundação Piauí Previdência, tem nota D no Índice de Situação Previdenciária – ISP.
Essa é a pior nota possível dada no Painel do Índice de Situação Previdenciária, do Ministério da Previdência.
A informação está em ata de reunião do Conselho Fiscal da entidade de previdência social pública do Piauí, realizada em 31 de 

Chapas de Oposição: 

Duas chapas oposicionistas circularam ontem nas rodas e no grupos que tratam de política. A primeira põe Joel como cansidato a governador, Gracinha Mão Santa de Vice, Ciro Senador, 1o Suplente e tendo como suplente o milionário da moda Fernandinho da OIG.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoCiro Nogueira
Ciro Nogueira diz que seu primeiro suplente será Joel Rodrigues

A segunda chapa

Seria a deputada Gracinha de Candidata a Governadora, tendo como vice Margareth Coelho (formando a chapa das Mulheres), Ciro de Senador, Joel de 1° Suplente, e Fernadin OIG de segundo suplente.

Elon Musk do Piauí

Os comentários são de que Fernadinho da OIG planeja ser o Elon Musk do Piauí, levando o poder financeiro para conquistas de  espaços políticos, repetindo uma fórmula que tem dado certo internacionalmente em Partidos da Extrema Direita. Fernandinho, que pelo que se ouviu na CPI, tem amizades poderosas  agora quer dominar a cena política.
A notícia animou muitas lideranças políticas da situação e da oposição ao Governo Rafael Fonteles, pois com essa novidade na composição da chapa do Senado da oposição o cenário muda drasticamente e valoriza todos os candidatos ao legislativo.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoFernandin OIG
Fernandinho vai entrar na política. Pode ser suplente de senador

Eita!

Trump viveu momentos tensos ontem. O comentarista da TV Lupa Feitosa Costa o enfrentou. E pediu respeito. 

Comunicação

Com ministros que mais estão preocupados com os próprios cargos Lula não vai mudar muito a sua comunicação. Mesmo com o novo ministro da comunicação tudo continua confuso, e a comunicação sendo atropelada.

Intervenção?

O chefe do Gabinete Civil Rui Costa terminou por bagunçar o coreto ao dizer que vai fazer intervenção para baixar os preço dos alimentos. 
Depois ele se justificou dizendo ter pronunciado a palavra equivocadamente.
São esses equívocos que atrapalham a reeleição de Lula.

Foto: ReproduçãoA corajosa bispa americana que enfrentou o presidente
A corajosa bispa americana que enfrentou o presidente
Foto: ReproduçãoPapa
Foto: ReproduçãoEla não vai embora, não. Vai ter que aturar (aguentar) Donald Trump
Ela não vai embora, não. Vai ter que aturar (aguentar) Donald Trump

Comente

Pequisar