Direto da Redação: olha o resultado do Sisu para a Uespi
E hoje mesmo começam as matrículas
Olha a matrícula
Hoje sai o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a estudantes que obtiveram vagas na Universidade Estadual do Piauí.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A matrícula
Todos devem estar atentos: a matrícula institucional começa amanhã, 27 de janeiro, a partir das 14 horas, e vai até o dia 31, sexta-feira.
Quem perder o prazo, perde também a vaga.

Endereço
Para realizar a matrícula institucional, os candidatos aprovados deverão acessar a página da Uespi na internet (https://sigpreg.uespi.br/matriculasisu/index.php), a partir das 14 horas de amanhã e até as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2025.
Os formulários
Deve-se preencher os formulários eletrônicos e inserir as documentações solicitadas de acordo com a forma de concorrência do candidato, se ampla ou por cotas.
Checklist 1
Os documentos para a matrícula devem ser reunidos em arquivo único, no formato PDF. Não custa lembra-los: foto 3X4 recente; RG, CPF e o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente (técnico de nível médio, 2º grau, magistério, educação de jovens e adultos ou conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem) autenticado pela Secretaria de Educação. O histórico escolar deve acompanhar o certificado.
Checklist 2
Também é exigido para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos, prova de quitação com o serviço militar; para candidatos com mais de 18 anos, de qualquer gênero, quitação eleitoral.
Vídeo
Candidatos para vagas por ação afirmativa (pessoas negras, quilombolas e indígenas), exigem-se adicionalmente a autodeclaração de serem parte do público favorecido com a ação afirmativa; duas fotos 5X7 frontal e de perfil e um vídeo individual recente (com no máximo 20 megabytes) e de até 20 segundos de duração) que contenha, de forma resumida, a autodeclaração.
IPTU mais caro
A atualização da planta de valores do Imposto Predial e Territorial Único (IPTU) aumentou de 99 mil para 127 mil o número de domicílios em Teresina isentos do tributo, mas deve pesar no bolso de quem paga.
Não há ainda valores disponibilizados, porém com um congelamento da revisão desses valores, há que se crer em uma boa mordida do Fisco municipal sobre imóveis mais caros que 130 mil – a faixa-limite para isenção.

Jogadores piauienses
Levantamento feito pelo jornal Correio Braziliense, publicado em sua edição deste domingo, indica que entre os 287 jogadores empregados nos 10 clubes da primeira divisão de futebol do Distrito Federal, sete são nascidos no Piauí, nas cidades de Floriano (três), Simões, Luzilândia, Bom Jesus e Nazaré do Piauí, com um jogador cada.
O único dos atletas citado nominalmente na reportagem do Correio é Lucas Piauí, nascido em Nazaré, mas cujo clube o jornal não reporta.
Gente de segunda
As cenas dos brasileiros acorrentados deportados dos Estados Unidos só mostram aquilo que todos já sabem: o imperialismo americano trata a todos no hemisfério como figuras de segundo plano.

Atraso parnaibano
Há quem diga que a divida da Prefeitura de Parnaíba com fornecedores chega fácil a R$ 200 milhões. Só a maternidade Marques Bastos teria a receber algo em torno de R$ 20 milhões de repasses federais.
Silvio Mendes, prefeito de Teresina, precisa ensinar ao Segundo Francisco a ter paciência.
Rui Costa
O ministro Maria Antonieta: se não tem laranja chupe outra fruta.

Calamidade
Franzé Silva exalta seus feitos como presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. Assim, como o gênio que fez muito, o diferente.
Mas não foi nada disso.

Desastre total
A gestão que se encerra dia 31 deste, se assim podemos chamar a desastrosa presidência de Franzé na Alepi, deixa um saldo negativo em vários campos, com acúmulo de débitos, atrasos de salários e obras no meio do caminho.
O deputado Severo Eulálio assume o comando da Assembleia Legislativa do Piauí no próximo dia 03 de fevereiro, recebendo um legado em nada positivo.
Verdadeiro alívio
Muitos consideram o final da presidência de Franzé um verdadeiro alívio e um sopro de esperança. Os exemplos são vários, dentro de toda a estrutura do poder legislativo.
Os colaboradores do Espaço de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí vivem um momento de ansiedade e justificada incerteza, na medida em que se aproxima a troca no comando da Alepi. O sentimento predominante é de esperança de que o novo presidente possa resolver um grave problema que afeta diretamente suas vidas: o atraso salarial que já dura dois meses.
Referência
O Espaço de Saúde é uma referência no atendimento aos servidores e seus dependentes, oferecendo serviços médicos e odontológicos, além de suporte psicológico. No entanto, a crise financeira que se arrasta há meses tem prejudicado a continuidade e qualidade dos serviços, e gerado insatisfação entre os colaboradores.
As dificuldades
Com dois meses de salários atrasados, os profissionais da unidade relatam dificuldades para cumprirem seus compromissos financeiros e manterem o equilíbrio emocional.
“Estamos enfrentando muita dificuldade. Temos contas para pagar, famílias para sustentar, e essa situação nos deixa desmotivados e apreensivos”, desabafou uma colaboradora, que preferiu não se identificar.
Médicos e fornecedores
Além dos funcionários, médicos e fornecedores também estão com os pagamentos em atraso.
Alguns desde o mês de agosto do ano passado.
Sem repasses
Segundo fontes internas, a ausência dos repasses financeiros pela Assembleia Legislativa é apontada como a principal causa do atraso nos pagamentos. A situação não só afeta a vida pessoal dos trabalhadores, mas também compromete a qualidade dos serviços prestados à comunidade legislativa.
Muitos servidores estão torcendo para que o deputado Severo Eulálio, tão logo assuma a presidência, traga mudanças positivas. “Precisamos de estabilidade e que valorizem o trabalhador. Nós somos essenciais para o funcionamento do Espaço de Saúde”, afirmou outro funcionário, que também preferiu não se identificar.
Transição
Diante da situação, cresce a pressão sobre a Assembleia Legislativa do Piauí, para que os deputados acompanhem de perto a transição de poder e tomem medidas efetivas para evitar que a crise financeira do Espaço de Saúde se agrave. O envolvimento direto da ASALPI é visto como essencial para garantir que os repasses sejam realizados em dia e que os serviços prestados pelo espaço sejam retomados com a qualidade esperada.
Débitos
A triste situação gé só mais um dos muitos problemas acumulados na ALEPI. São débitos em vários setores. Fornecedores reclamaram de atrasos que já passam de seis meses, como é o caso da empresa que disponibiliza o satélite para que a TV Assembleia possa levar seu sinal às cidades do interior. Até os repasses aos gabinetes dos deputados estariam atrasados. Muitos consideram que Franzé foi um autêntico desastre, e o seu final é apenas melancólico.
Tudo igual
Javier Milei está ameaçando a classe política: diz que os políticos terão que viver como o cidadão comum.
“Um representante não pode ser mais que o próprio povo”, se fosse no Brasil já teria sido cassado.