Direto da Redação: prefeito nomeia mulher, filhas e até o cunhado
Milton Passos, do PT, figura em página inteira do O Globo desta segunda
A grande família
Se existem heróis, na política proliferam os “macunaísticamente” anti-heróis. Um caso exemplar é o do prefeito da cidade piauiense de Pau D’Arco do Piauí.
O petista Milton Passos pôs a esposa, Maria Assunção, à frente da Secretaria de Assistência Social, as duas filhas, Tayanny e Tatianny nas pastas da Administração e de Finanças.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Até o cunhado
Milton Passos está em página inteira do O Globo desta segunda por seus primeiros atos administrativos.
O cunhado, Antônio Araújo, e o neto do prefeito, Lucas Lira, também são secretários.
Uma formidável renda familiar com dinheiro público.
Prestem contas
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí bem que tentou, inclusive por carta com aviso de recebimento, comunicar aos ex-prefeitos de Nazária, Ubaldo Nogueira e Osvaldo Bonfim de Carvalho, que eles são alvo de uma tomada de contas especiais.
Sem sucesso, publicaram edital de citação no Diário Oficial do Piauí.

Mistério
Como o edital apenas informa que os ex-prefeitos são citados por edital para que não aleguem ignorância do fato, fica atiçada a curiosidade para saber que tipo de malfeitoria ou coisa do gênero os dois prefeitos fizeram com recursos do Idepi.
Presidente
A agenda de Rafael Fonteles (PT) em fevereiro vai ser bem agitada. Ele deverá ir à Assembleia Legislativa no dia 3 para ler a mensagem anual aos deputados estaduais na abertura do ano legislativo.
Dois dias depois, na quarta-feira, 5 de fevereiro, em Brasília, tomará posse na Presidência do Consórcio Nordeste, que reúne os nove governadores da região.

Assembleia
A posse acontece durante assembleia geral do Consórcio Nordeste, cuja agenda inclui a reestruturação de subsecretarias e câmaras temáticas; uma agenda internacional para a entidade; definição das prioridades para 2025 e apresentação de dados sobre a participação do Nordeste em financiamentos públicos federais.
Licitação suspensa
A Secretaria da Saúde suspendeu a licitação no valor de R$ 3,659 milhões para obra de reforma e ampliação da estrutura física de um prédio para funcionamento do Centro de Parto Normal (CPN) e Central de Diagnóstico, na cidade de Uruçuí.
Adequações
Segundo a Sesapi, a suspensão deu-se para que fossem realizadas “adequações necessárias no Projeto Básico e no Edital, motivadas por questionamentos apresentados em pedido de esclarecimentos.
Friozinho
Teresina amanheceu nesta segunda-feira com temperatura de 23 graus Celsius e sensação térmica de 19.
Ou seja, o teresinense passou frio.
Alertas
A cidade segue sob alerta amarelo – perigo potencial – pela possibilidade de chuvas fortes, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Tempo ameno
Aliás, nenhuma cidade do Piauí ficou, domingo, na lista das 100 maiores temperaturas registradas no país.
Piripiri, que costuma frequentar esse ranking, surgiu na posição 116.
Estiagem
Enquanto a chuva cai em todo o Piauí, a burocracia em Brasília vai em seu ritmo fazendo coisas como a de reconhecer a situação de emergência em razão de estiagem nas cidades piauienses de Acauã, Bonfim do Piauí, Paulistana e São Luís do Piauí.
Quem
O reconhecimento da situação de emergência foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Pesquisa Quaest
Nova pesquisa Genial Quaest mostra a
popularidade de Lula despencando exatamente quando o presidente muda a comunicação.
A desaprovação subiu dois pontos porcentuais, de 47% em dezembro de 2024 para 49% em janeiro de 2025.
A aprovação caiu cinco pontos, de 52% para 47%.

A popularidade de Lula caiu até no Nordeste. Caiu de 67% para 59%.
O índice de nordestinos que desaprovam o trabalho de Lula subiu de 32% para 37%,
A culpa é do mordomo
Paulo Pimenta, o ministro da Comunicacão, saiu do governo como o mordomo da historia. Pagando pelos fiascos dos outros ministros que resolveram atribuir os fiascos do governo à comunicação.
O que não é bem assim.
Ministros vaidosos
O terceiro governo Lula está cheio de ministros vaidosos que pensam até em disputar o lugar dele como o cearense Camilo Santana o paulistab Frrnando Haddad e, pasmém, até o índio da shoppe, Wellington Dias já se insinuou candidato.
Eles estão pouco ligando para popularidade de Lula que com sua idade provecta dificilmente sairá candidato ao quarto mandato em 2026.