ONG investigada por corrupção no Rio vem atuar no Piauí

O MPF acusa a AFNE de desvio de verbas da saúde no estado do Rio

Nova administração

O Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, terá seu gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde realizado pela Organização Social Associação Filantrópica Nova Esperança – AFNE, sediada em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

A entidade foi vencedora de chamamento público feito pela Secretaria de Saúde do Piauí, cujo resultado foi homologado e publicado na segunda-feira, 3 de fevereiro.

Foto: DivulgaçãoHospital Regional Tibério Nunes
Hospital Tibério Nunes sai do comando do prefeito pablo, de Picos. Agora sob domínio de ONG investigada por corrupção no Rio

Nova administração 2

A mesma OS vai ser responsável pelo gerenciamento de outro hospital regional, o Senador Cândido Ferraz, na cidade de São Raimundo Nonato.

Histórico ruim

Segundo o site Intercept Brasil, a AFNE foi uma das entidades acusadas pelo Ministério Público Federal de participar de um esquema de desvio de verbas da saúde no estado do Rio durante a pandemia de covid-19. Foi no esquema de corrupção que varreu da cena política o então governador Wilson Witzel – eleito na onda bolsonarista em 2018 e cassado em processo de impeachment em abril de 2021.

O pastor

A entidade está ligada ao Pastor Everaldo, que foi presidente nacional do Partido Social Cristão (PSC) e  acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de comandar um esquema que utilizou laranjas, depósitos fracionados, offshore e imóveis para lavar dinheiro.

Foto: ReproduçãoPastor Everardo chefe do esquema de corrupção envolvendo ONGs
Pastor Everardo chefe do esquema de corrupção envolvendo ONGs

O que diz o MPF

De acordo com as investigações do MPF à época, a suposta organização criminosa liderada por Pastor Everaldo direcionava os contratos de gestão de hospitais e unidades de pronto-atendimento (UPAs), para as organizações sociais previamente escolhidas. 

Grandes contratos

Informa ainda o site que a AFNE, abocanhou em novembro de 2021 um contrato de R$ 335 milhões para gerenciar e executar por um ano ações e serviços em 45 unidades da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, conforme registro aqui: https://www.intercept.com.br/2022/10/24/prefeitura-de-sp-contrata-por-r-335-milhoes-ong-ligada-a-esquema-de-corrupcao-de-pastor-everaldo-no-rj/

Por onde andas?
 
Alô, promotor Chico de Jesus!

Olha o outro

O Instituto Saúde e Cidadania (Isac), sediado em Brasília, venceu o chamamento público da Sesapi para gerir o Hospital Colônia do Carpina, em Parnaíba.

Uruçuí

Por sua vez, a OS Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, sediada na cidade de Campo Belo, no Estado de São Paulo, é quem vai gerenciar o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí.

Curimatá

O Hospital Estadual Júlio Borges, na cidade de Curimatá, vai ser gerenciado pela Organização Social Beneficência Hospitalar de Cesário Lange – BHCL, com sede na cidade do mesmo nome (Cesário Lange), situado na região metropolitana de Sorocaba, no Estado de São Paulo.

Forma do pé

A China Acaba de taxar os produtos americanos em retaliação às lorotas Donald Trump. Fixou em 15%  produtos americanos. 

Foto: Reprodução | XDonald Trump.
Donald Trump começa receber retaliações por suas promessas de taxações 

Segurança na escola

Foi publicada na segunda-feira, 3 de fevereiro, a lei estadual que institui a Política Estadual de Enfrentamento à Violência nas Escolas, de autoria do deputado Rubens Vieira, do PT.
Segundo a lei, seu objetivo é criar boas práticas de cuidado e preservação da saúde mental de alunos, professores, técnicos e servidores da educação; combater à violência física, psicológica e moral no ambiente escolar, as discriminações de sexo, étnico-racial, orientação/condição sexual, religiosa, cultural, orientação política, xenofóbica, dentre outras; estabelecer cultura da paz e respeito à diversidade no ambiente escolar; mitigar efeitos do isolamento social em âmbito escolar e integrar família e escola.

Proteção ambiental

O governo do Estado criou por decreto, na segunda-feira, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Vale dos Buritis e Carnaubais, nos Municípios de Brejo do Piauí, Canto do Buriti e Pajeú do Piauí, destinada a proteger a rica biodiversidade, os recursos naturais e os serviços ecossistêmicos da região.
O parque terá área de 25,9 mil hectares.


Espécies migratórias

Segundo o decreto, a criação do parque vai promover a conectividade ecológica com outras unidades de conservação, salvaguardando um território estratégico para espécies endêmicas e migratórias, além de valorizar e proteger o patrimônio geológico, os aspectos culturais e históricos das comunidades locais, e fomentar o desenvolvimento sustentável com base no uso racional dos recursos naturais.

Espécies invasoras

O decreto que cria o parque é possivelmente o primeiro documento oficial no Piauí a claramente expressar uma política pública de erradicação de duas espécies invasoras: algaroba (“Prosopis juliflora”) e nim (“Azadirachta indica”).
Faltou a leucena (“Leucaena leucocephala”), que tem se proliferado tanto que ameaça ecossistemas de norte a sul do Piauí.

Luso tur

O secretário estadual de Turismo, José Antônio Monteiro Neto, vai estar em Lisboa, Portunal, entre os dias 8 e 17 de março, para participar do "Showcase Viva Brasil!" da Vbrata e da Feira Internacional de Turismo "BTL - Bolsa Turismo Lisboa Travel Market 2025".
Com ele estarão dois assessores da área de comunicação, Amanda Regina Costa e Wesley Igor Gomes de Sousa.

Babaquice 

Ministros e parlamentares governistas passaram a usar bonés temáticos… aprendendo com Trump.

Comente

Pequisar