Governo do Piauí cria Faculdade de Tecnologia dissociada da Uespi

A faculdade vai ser mantida  pelo Piauí Instituto de Tecnologia - PIT

Tecnologia

O governo do estado criou por decreto, na sexta-feira passada, a Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia - Faculdade PIT, que será integrante do sistema estadual de ensino – mas não ligada à Universidade Estadual (Uespi), que mantém cursos tecnológicos, como as engenharias.
A faculdade vai ser mantida  pelo Piauí Instituto de Tecnologia - PIT, subsidiário da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí - Investe Piauí.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíRafael Fonteles
Rafael Fonteles cria nova faculdade estadual no Piauí

Ensino e pesquisa

Segundo o decreto que cria a Faculdade PIT, são três seus objetivos: o primeiro a promoção de ensino, a pesquisa e a extensão, prioritariamente nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática, com foco em inovação tecnológica, empreendedorismo e impacto social.

Cursos

O segundo objetivo é a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, curta duração, livres, técnicos e tecnológicos, voltados à formação profissional e ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Ecossistema

O terceiro dos objetivos da faculdade, conforme o decreto que a cria, é fomentar a criação e a integração de um ecossistema de inovação que conecte empresas, startups, instituições públicas e privadas, e organizações acadêmicas.

Aguaceiro

O Teresina Shopping, administrado pelo Grupo Claudino, foi autorizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente a captar neste ano 75,6 milhões de litros de água de subsolo para diversos usos – sendo o maior deles no sistema de refrigeração.

Foto: ReproduçãoA caça ao voto. Época de campanha eleitoral. Marcelo Castro voltando às intimudades, oito anoa depois
A caça ao voto. Época de campanha eleitoral. Marcelo Castro voltando às intimudades, oito anos depois

Capoeira

No Piauí sempre se praticou a capoeira, mas nem de longe essa manifestação cultural de origem africana está ligada à história e à cultura do Estado. Ainda assim, uma lei estadual publicada na semana passada reconhece a capoeira como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado.
A lei resulta de proposta do deputado estadual Marcus Kalume, do PT.

Foto: Reprodução/AlepiDr. Marcus Vinícius Kalume.
Deputado Kalume tornando a capoeira patrimônio cultural imaterial do Piauí

Prioridade

Uma lei mais afeita à realidade também foi publicada na semana passada e estabelece prioridade no atendimento de pessoas que realizam o tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizam bolsa de colostomia.
A norma resulta de proposta do deputado estadual Marden Meneses, atualmente num limbo partidário.

Hanseníase

O mesmo Marcus Kalume que conseguiu o legal reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural imaterial do Piauí assinou projeto que virou lei para instituir a Política Estadual de Educação Preventiva e de Combate ao Preconceito contra a Hanseníase no Piauí.

Prevenção

Resultante de projeto de Gracinha Mão Santa (PP), está em vigor desde a semana passada a lei estadual que institui a campanha permanente de valorização da vida e da família, denominada “Basta: autolesão, depressão e suicídio”; inclui no calendário oficial do estado do Piauí, de forma permanente, a campanha Setembro Amarelo, em alusão ao mês de sensibilização e prevenção ao suicídio; determina a divulgação do número 188 do Centro de Valorização da Vida-CVV.

Vapes

Marden Meneses é o autor do projeto que resultou em lei estadual publicada na semana passada para combater o uso de cigarros eletrônicos – os vapes.
Segundo a norma, o estado promoverá campanha de conscientização dos malefícios dos cigarros eletrônicos nas escolas e universidades públicas e privadas do Piauí, em todos os níveis de ensino, a ser realizada na última semana do mês de agosto de cada ano.

Prefeito Bruno Neto

É sério, muito delicado, o estado de saúde do prefeito de Angical, Bruno Neto.
Ele foi diagnosticado com Leucemia em outubro de 2024, e viajou para São Paulo para tratamento.

Foto: ReproduçãoBruno Neto em São Paulo. Estado muito delicado
Bruno Neto em São Paulo. Estado muito delicado

Olha isso…

Parece que a turma da Secretaria da Mulher meteu o prefeito Silvio Mendes numa gelada, levando o alcaide a pagar um mico desnecessário: a homenagem à gari Ericka, por uma agressão que ela teria sofrido, que não teria havido.

Foto: ReproduçãoE agora?
E agora?

Falta de cuidado

O prefeito expôe-se porque a secretaria da Mulher sem averiguar a denuncia sobre a agressão teve a  ideia da homenagem sem averiguar e comprovar os fatos.
 

Imagens 

As imagens que alguns site e blogs viralizam mostram a gari jogando o cone em cima do carro do suposto agressor.

A troca
 
Lula mostra bem o desprezo que tem pelos governadores: ele diz que troca cinco por um senador.  
De preferencia os que só chegam a Brasilia de pires nas mãos, para pedir.

Expectativa geral

De quem conhece Lula: “o Sidonio Palmeira fez a Janja sumir e acho que agora o Lula não vai aguentar esse Índio mentiroso”.
Vocês sabem de quem se trata.

Comente

Pequisar