Direto da Redação: saída de Charles da PMT envolve até emendas
O jogo inclui velhos aliados que deixaram Dr Pessoa muito exposto
Atentai, bem!
Como diria Mão Santa, não é um bom sinal para a gestão de Silvio Mendes, que só tem pouco mais de um mês, a saída do professor Charles da Silveira.
Conhecido por todos em Teresina pela forma correta de agir Charles não aceita nada desonesto. E se ele viu sinal desta prática, ou interferência indevida, abusiva, avisou ao prefeito e Silvio que é seu amigo figadal, não levou em conta, não restava outra cousa, senão procurar a porta de saída.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Exemplo do outro
O prefeito atual que se prepare porque, exagero a parte, pode transformar-se num segundo Dr. Pessoa. E quem está neste cenário, o vice Jeová Alencar, foi o mesmo que colocou pessoa no lugar de esculachado e vilipendiado.

Jeito de ser
Pode ter sido um exagero a comparação porque Silvio tem pulso firme, é conhecido pela forma honesta e correta de agir.
Bajulação
Porém, sem ter por perto pessoas como Charles, que agia sem a bajulação da maioria que o cerca, o prefeito pode ter muitos problemas na sua gestão.
Aliados…
Silvio Mendes sempre cercou-se de amigos competentes, mas afora isso, tem aliados que estiveram na desastrada confusa gestão que só se preocuparam com o própriobolso.
E lá não tinha um vigilante, como Charles.
Por ora só se houve troca de mesuras públicas, mas nos bastidores se comenta os verdadeiros motivos da saída de Charles.
Pois é…
Nos bastidores, a saída de Charles da Silveira da Fundação Municipal de Saúde (FMS), oficialmente tratada como um “desencontro”, tem nome: Jeová Alencar e Marco Antônio Ayres.
Veja só, dizem entre os secretários que ambos pressionaram por mais espaço na gestão, buscando maior influência e cargos na FMS.
Disputa por poder
Charles é conhecido por sua postura técnica e por não permitir interferências políticas em sua gestão.
Esse posicionamento incomodava políticos oportunistas, que viam na FMS uma oportunidade para expandir influência. Alguns lamentam que Silvio Mendes, por sua vez, não fez nada para conter a movimentação de Jeová e Marco Antônio, o que gerou descontentamento em Charles e levou à sua saída.
O conchavo político
Apoiado por vereadores que saíram favorecidos, Jeová Alencar conseguiu pavimentar o caminho para garantir espaço na FMS. Esses parlamentares viram vantagem em enfraquecer Charles, pois seu compromisso exclusivo com critérios técnicos impedia a distribuição de cargos com interesses políticos.
Emendas
Em jogo contratações, licitações e até emendas parlamentares.
O todo enrolado e investigado Jadyel estaria já nesse grupo.
Mas tudo isso precisa ser confirmado. Inclusive se Marco Antônio Aires eataria nesse esquema, o que os jornalistas da coluna não querem acreditar.

Turma da quinta série
O episódio do bate-boca coletivo entre deputados governistas (petistas etc.) e da oposição de direita (bolsonaristas) no Plenário da Câmara dos Deputados leva a crer que aquela Casa do Congresso tem uma forte ala de gente que não saiu da quinta série, tal o nível de balbúrdia e pouca civilidade com que se portam e comportam.
Calote
Olho D’Água dos Negros é um dos lugares de memória muito celebrados pelo pessoal da Secretaria de Cultura do Piauí, mas isso não foi impeditivo para que a representante da Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Pequenos Produtores da Comunidade, Luzia Neves Pereira sumisse sem prestar contas de um dinheiro repassado à entidade através da Lei Aldir Blanc.
Calote 2
A entidade faz parte de uma lista de 20 pessoas físicas, representantes de si mesmas ou de empresas e entidades, que receberam dinheiro da Secult via Lei Aldir Blanc e agora são dadas como residentes em local incerto e não sabido.
É o caso de Carlos Alberto Amorim de Sousa Andrade, representante da Associação Casa da Leitura Canto do Buriti; de Charles Uells Teixeira da Silva, da Associação de Karatê Shotokan do Gurgueia; de João Eudes de Almeida Castro, da Cata Vento Serviços Consultoria e Marketing Ltda.; e de Ligia Barbosa Félix, cuja empresa leva o nome dela mesma.
Calote 3
A lista dos que receberam dinheiro da Lei Aldir Blanc, não prestou contas e que agora seus representantes dadas como residentes em local incerto e não sabido inclui ainda Joana Ferreira da Silva Miranda, do Conselho Comunitário do Portal da Alegria; Anne Edla Fonseca Dias de Castro e Silva; Jesuino Pereira Neto, da Associação Casa de Dhandara; Carlos Henrique Aguiar da Costa, Irla Milena de Castro Silva.
Calote 4
A lista segue com o nome de Leide Michelle Costa Alves, do Circo Costa Rica; Vandercleyson Farias da Cruz, do Empório Cultural Evento; José Pinto de Morais Neto, da JR Produções de Eventos; Cláudio Luciano Carvalho dos Santos; Erica Rodrigues dos Santos, do Instituto Piauí e Gestão; Felipe Portela Nunes, da e Dioro Entretenimentos Artísticos; Luana Silva Medeiros Tavares, da Maurício Luana Ltda.; Luciano Alves Magalhães, do Instituto Educass - Educação, Social e Sustentável; e Francimar Gomes da Silva, da FG da Silva Promoções e Publicidade.
Não aprenderam a lição
Depois da Polícia Civil do Piauí ter passado vergonha no caso da mulher que foi presa por envenenamento pode estar perto de ter que enfiar a cara no chão de novo. O pedido de preventiva do Advogado Yuri Morais está, segundo especialistas, se demonstrando um equívoco até maior do que os anteriores. O Advogado parece ter sido colocado por engano em um contexto onde quem parece realmente ter cometido vários crimes foi o seu cliente e não ele.
Cliente errado
Yuri está pagando por ter trabalhado para o cliente errado. Todos que conhecem o advogado são unânimes em afirmar que se trata de um dos maiores absurdos já produzidos e que se a moda pegar os advogados terão que pensar mil vezes antes de pegarem um cliente enrolado.
Exercício da Profissão
O pedido contra o advogado parece ter se baseado em dois fatos: o primeiro seria por um suposto peticionamento a partir do envio de um arquivo por um suposto hacker que estava atuando no TJ-PI e o outro por ter recebido valores fruto do seu trabalho e ter gasto o numerário obtido a partir disso. O que se sabe já é que o advogado jamais teria tido qualquer contato com o Hacker e que as fofocas que circularam dando conta de uma suposta atuação do mesmo em um ID (endereço eletrônico) de um escritório de advocacia jamais se comprovaram, de forma que o Advogado nunca nem sequer trocou mensagens com o referido Hacker, o que torna o pedido de prisão do Advogado uma barbeiragem jurídica sem precedente.
Sem noção
Para piorar o contexto a filha do ex-Prefeito Firmino, Cristina, soltou vídeo aproveitando do momento e acusando o advogado de ser o responsável por ela não ter acesso a antiga casa de seu pai.
Isso é uma acusação que qualquer estudante de primeiro período de Direito sabe ser impossível. O que se sabe é que Yuri advogou para Firmino por muitos anos, tendo tocado todos os processo sem nada cobrar, por respeito a memória do pai da moça.
Problema
Em face ao ódio contra a irmã Bárbara, a mãe Lucy e ao cunhado Breno, que ela tentou se aproveitar da situação, Cristina pode ter arrumado um problema para si, pois se trata de acusações impossíveis e sem provas.
OAB de Olho
Além de todos os erros que parecem ter ocorrido nesse caso do Yuri, o que se viu foi um festival de desrespeito com a atividade dos Advogados e a individualidade da pessoa humana, pois em um procedimento sigiloso, não se sabe se por obra da Polícia Civil ou de alguém do Judiciário, deixaram a foto do Advogado pública, e acessível a qualquer pessoa sem identificação, o que fere frontalmente a LEI Nº 13.869, DE 5 DE SETEMBRO DE 2019, a Lei de Abuso de Autoridade.
Passado que ensina
Ainda em 2020 Polícias militares e civis de pelo menos 10 unidades da federação (São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso do Sul, Acre, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), deixaram de publicar em redes sociais, em páginas institucionais e de divulgar à imprensa fotos e nomes de suspeitos ou presos desde o dia 3 de janeiro, quando entrou em vigor a nova lei de abuso de autoridade.
O que fizeram com o Advogado Yuri Morais, dizem os especialista ouvidos pela coluna, é um acinte à Lei e merece toda a atenção da OAB para que casos como esse não se repitam.
Empurra Empurra
Não se sabe se a exibição vexatória da foto do advogado no PJE (sistema da justiça) foi fruto de uma ação ou omissão da polícia civil ou de algum serventuário do judiciário.
Mas isso só uma investigação séria irá dizer. O certo é que essa prática é crime na forma do art. 13 da Lei de abuso de autoridade, após os esclarecimentos dos fatos, que parecem já estarem bem nítidos (pois pelo que se sabe as implicações recaem de verdade é sobre o empresário Paulo Caiano, namorado da prefeita Fernanda Marques, foragido da Justiça) a OAB e o Advogado Yuri terão muito a fazer.

Cana de Caiano
A coluna ouviu pessoas que tiveram acesso ao Inquérito e todas foram unânimes em afirmar que as malfeitorias deste caso apontam sempre para a participação do empresário Paulo Caiano. Ele que vive em condomínio de luxo e gosta de se gabar de que tem grandes amizades importantes, parece que mexeu com pessoas muito corajosas, porém sem informar ao seu Advogado sobre seus movimentos.
Curioso que somente o advogado está pagando pelas ações do cliente, o que, convenhamos, é algo que não há como se conceber em dias como os de hoje.
Falando nisso…
Especulou-se que a prefeita Fernanda estaria nos Estados Unidos.
Curiosos que adoram a desgraça alheia, espalharam uma foto de uma pessoa afirmando tratar-se da prefeita numa publicação da filha da deputada Janainna Marques em Orlando.
Mas ninguem confirma.
Peocurado, o vereador Fernando, presidente da Camara de Vereadores de Luzilandia revelou que Fernanda sempre viaja a Sao Paulo para tratamento médico.
Fala Fernando
“Ela fez uma cirurgia da mão e toda semana ela faz as terapias em São Paulo. Hoje é a última sessão. Acredito que até sexta-feira,ela estará de volta”, diz o vereador.
Os cargos na Alepi
Severo Eulálio começou a abrir as portas das nomeações na Assembleia Legislativa.
Entre os assessores comissionados está Dário, filho do senador Marcelo Castro.
O salário ó… de R$ 5.800 e mais R$ 1.700 de pericilosidade.
Diário Oficial
Na lista publicada no Diário Oficial de ontem, outros ilustres, conhecidos e contumazes em se pendurarem em sinecuras.
A periculosidade deve ser porque eles não vão comparecer ao trabalho.
Pois, em locais desconhecidos e incertos podem sofrer algum acidente.
O campeão
A aposta que se faz entre funcionários efetivos e Deputados é se o jovem Severo Eulálio superará Themístocles Filho, o seu próprio pai Kleber ou Franzé Silva.
Esses nomearam pelo menos 5000 pessoas no Legislativo. Por período.
Eu bebo, sim!
Vem cá, e os médicos ja liberaram Lula para beber?
“O alcool que eu bebo é outro”, disse Lula, que, pelo visto, os sinais mostravam que ele havia bebido antes da cerimônia.
Corrigindo
A coluna precipitou-se em informar que o destino de Themistocles seria o TCE caso Teté seja descartado da vice em 2026. Não será.
Ele já passou da idade para isso.

Lá vem!
Trabalhadores da educação da rede estadual de ensino fizeram uma paralisação (blitz da valorização) na avenida Frei Serafim.
A categoria se vai de
decidir se entra em greve por tempo indeterminado!