Direto da Redação: agora é Wellington na frigideira
O senador está há muito ameaçado de demissão, mas até a mulher do presidente o protege
O bola da vez
Com um título que não deixa dúvidas sobre as dificuldades dele em permanecer no governo, a Coluna do Estadão, na edição impressa desta quinta-feira de O Estado de São Paulo, destaca: “Derretimento de Lula no Nordeste coloca Wellington Dias novamente na frigideira”.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Pesquisa
O jornal lembra que na Pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira, Lula registrou quedas de 18% na Bahia e 17% em Pernambuco, duas das maiores bases eleitorais do petistas e com elevadas taxas de cadastro no Programa Bolsa Família, programa tocado pelo ministro piauiense.
Polêmicas
Registra o Estadão que a posição de Wellington Dias piora porque ele se envolveu em duas polêmicas recentes – sendo desautorizado em suas falas pelo Planalto.
No mais recente caso, informou estudos sobre um possível aumento no valor do Bolsa Família e antes, em setembro, disse que o governo avaliava mudar a titularidade do Bolsa Família caso o dinheiro do programa fosse usado em apostas online.
Sem novidade
O governo – e o ministro do Desenvolvimento Social – não conseguiram emplacar uma novidade na área, diz o jornal paulista. O Bolsa Família foi um grande símbolo das gestões anteriores do PT, mas agora é percebido como um direito adquirido ou política pública que será mantida independente de quem for o presidente de turno. Ou seja, para encantar o eleitor mais pobre é preciso ir além. O governo não foi.
Destino
Segundo o Estadão, se deixar o ministério, em sua volta ao Senado, Wellington Dias pode ocupar a liderança do governo no Senado, no lugar de Jaques Wagner (PT-BA), que iria para a Secretaria de Relações Institucionais.
Ocorre é que além de Wagner, o atual líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também é cotado para aquela secretaria.
Muda de roupa
Pelo sim, pelo não, Wellington e seu lugar tenente, Osmar Jr (que tem residência fixa em Teresina) estão indo a BSB com a “roupa do corpo” ou seja, um paletó.
Passam de terça a quinta.
Se demitidos, não terão trabalho com mudança.
Pau na moleira
O presidente do STF, Luiz Roberto Barroso foi duro com o governador Cláudio Castro, do Rio, um crítico da ADPF das favelas: “É uma balela difundida erradamente por um governador que não consegue combater o crime”.
Assim não se vai longe.
Agropavimento
R$ 9.592.485,98 é o valor previsto para licitação que a Secretaria de Agronegócio do Piauí está fazendo para pavimentação em paralelepípedo de vias públicas na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride Grande Teresina), contemplando os municípios de Coivaras, Altos, Beneditinos, Demerval Lobão, José de Freitas e Teresina.
Tartarugas
Já são mais de 100 os ninhos de tartaruga marinha identificados pelo Projeto Tartarugas do Delta na temporada de desova 2024-2025 no litoral do Piauí, cuja extensão total compõe a APA Delta do Parnaíba (Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba).
A temporada no Piauí começou em dezembro de 2024 em Luís Correia, marcando o início de um período de reprodução que se estende até o nascimento dos filhotes do último ninho entre agosto e setembro.

Comércio no carnaval
O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) informa que, durante o período do carnaval, o comércio em Teresina funcionará em horário diferenciado.
No sábado (01), as lojas abrem em jornada única de 04 horas, podendo funcionar até as 15h. Domingo, segunda e terça-feira (02, 03 e 04), o comércio ficará de portas fechadas, retomando suas atividades apenas na Quarta-feira de Cinzas (05) a partir do meio-dia.
A plataforma
Rafael foi a Brasilia apresentar a lula o Piauí Saúde Digital, a plataforma que ele diz que está facilitando o acesso dos piauienses a consultas, exames e prescrições médicas de forma remota.
Em apenas um ano, a ferramenta que foi implantada em 222 municípios, já contabiliza mais de 250 mil
atendimentos.

Evaldo x Georgiano
Evaldo Gomes está “peitando” o poderoso Georgiano.
“Ele não é um bom parlamentar”, acusa Evaldo.
Dono do mundo
“O Georgiano é um deputado que acha que é o dono da política do Piauí”.
O que terá havido entre eles? Quem quer mais que o outro?
Sete Cidades
O Instituto Chico Mendes deve passar para a iniciativa privada o controle das
visitações ao Parque Nacional de Sete Cidades.
A empresa vencedora deverá pagar R$ 274.550 pela outorga fixa mensal e os encargos acessórios.
