Deputado petista propõe título para embaixador cubano

O tal embaixador cubano nunca veio ao Piauí

É cada uma!

Na falta do que fazer, faça algo irrelevante. Assim, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Francisco Lima, do PT, colocou sua assinatura em um projeto de decreto legislativo que concede título de cidadania piauiense ao embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos. 
O que o diplomata da carcomida ditadura cubana fez pelo Piauí é certamente um mistério.

Foto: Foto: Lucas Sousa / Portal AZFrancisco Limma
Deputado Francisco Limma: o autor das propostas ridículas no legislativo do Piauí

Tolices 

Mas o petista Limma parece liderar o campeonato dos projetos tolos (e sem sentido) que apresenta no legislativo.
E os demais aplaudem, aprovam e comemoram.  

Foto: ReproduçãoO embaixador Cubano que, certamente, se perde no trajeto aeroporto/Alepi
O embaixador Cubano que, certamente, se perde no trajeto aeroporto/Alepi

Vejam esse 

Virou lei, proposta pelo deputado Francisco Limma (PT), que prevê divulgação das imagens de desaparecidos durante eventos
Em 2022.
Não ria. 

Produção

Pesquise na Assembléia Legislativa e  voce nao verá apenas essa ação do deputado Limma.
Há outras bobagens.

Quem é ele 

Uma pesquisa sobre o senhor embaixador cubano no Brasil não permite saber muito sobre ele. Apenas que até 2023, Castellanos atuava como encarregado de negócios na Embaixada cubana, também no Brasil.

Funcionário de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, já foi chefe da missão diplomática de seu país no Chile. Também já representou Cuba na finada União Soviética, na Federação Russa, Jamaica, Panamá e Paraguai.


Nunca veio aqui

Castellanos está no mais alto posto da representação diplomática do Brasil há dois na anos e não há registros de que ele tenha estado no Piauí para prestar qualquer tipo de serviço relevante.

Com Rafael

O mais perto que o embaixador cubano esteve do Piauí foi num encontro com o governador Rafael Fonteles (PT), em 11 de março deste ano.
Rafael Fonteles, recebeu o diplomata cubano em Brasília não como governador do Piauí, mas como presidente do Consórcio do Nordeste.
Segundo postagem da embaixada cubana, o encontro foi amistoso e nele os dois “valorizaram o fortalecimento das relações bilaterais de cooperação para benefício mútuo.”

Foto: ReproduçãoRafael e o cubano, em Brasilia. Ele nunca veio ao Piaui
Rafael e o cubano, em Brasilia. Ele nunca veio ao Piauí

Sem divulgação

Mas o único registro público facilmente encontrado do encontro entre Adolfo Curbelo Castellanos e Rafael Fonteles, foi mesmo o da embaixada cubana.
Nem no site do Consórcio Nordeste nem no do governo do Piauí a visita mereceu registro.

O editorial

“Essa federação (do PP e União) não é fruto de um grande projeto de nação, e sim de um pequeno projeto de poder. 
A motivação não é programática, é orçamentária”. 
Leia https://www.portalaz.com.br/noticia/politica/80800/a-uniao-progressista-e-o-casamento-por-interesse/

Foto: ReproduçãoCiro Nogueira
Ciro Nogueira e o projeto da junção entre partidos de interesses antagônicos.

A conta

Simone Tebet, ministra do Planejamento, informa ao distinto público que a culpa da roubalheira no INSS, decorrente de desídia do governo – do anterior e do atual – poderá ser enviada ao contribuinte.

Foto: Reprodução/ YoutubeSimone Tebet durante o discurso da posse
Ministra Simone Tebet não esconde que se vai usar dinheiro público para devolver dinheiro roubado dos aposentados

Igreja sinodal

A Arquidiocese de Teresina manifestou-se no anúncio da escolha do papa Leão XIV como “este momento histórico [que] nos inspire a caminhar juntos, como Igreja sinodal. Sob a luz do Espírito Santo e com a liderança do Papa Leão XIV, renovamos nosso compromisso de construir uma Igreja cada vez mais participativa, missionária e aberta à escuta de todos.”

Francisco

O novo papa, cardeal Robert Francis Prevost, carrega em seu segundo nome, Francis, o nome do antecessor.

Foto: ReproduçãoO papa Leão XIV no seu tempo no Peru
O papa Leão XIV no seu tempo no Peru

Limites

Assinados pelo deputado estadual Isaías Coelho, quatro projetos que redefinem limites territoriais de municípios do Piauí estão tramitando na Assembleia.
Os municípios de Paquetá, Isaías Coelho, Prata do Piauí e Santa Cruz do Piauí estão entre os envolvidos nas matérias que vão ser analisadas na Comissão de Estudos Territoriais.

Cartão vermelho

O ex-prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes, foi exonerado na quarta-feira, 7 de maio, diretor da Assembleia Legislativa do Piauí.
Para o lugar dele foi nomeado Marcos Venícius Medeiros Costa Filho (Markim Costa), que na eleição passada perdeu a eleição para vereador de Teresina.

As contas do Franzé

O TCE pegou pesado contra a Assembleia Legislativa, escavando o monturo das nomeações irregulares, apontando para os aloprados deputados que querem cada vez mais… cargos e dinheiro.

Foto: Régis Falcão /ALEPIFranzé Silva, Presidente da Assembléia Legislativa do Piauí
Franzé e os “mortos-vivos” que o TCE descobriu na Alepi.

Dedo do Teté

Mas a conta não fica só para Franzé. Foi fiscalizada a ultima gestão de Themistocles Filho e o primeiro ano da de Franzé.

Mortos - vivos 

A auditoria examinou a remuneração média de 2.167 servidores no período. Entre os principais achados, foram detectados indícios de acúmulo indevido de cargos por 186 servidores, gerando impacto de R$ 1,42 milhão apenas no mês de dezembro de 2023. Também foi identificada a presença de 10 servidores já falecidos ainda listados na folha de pagamento da Alepi.
E tem mais coisas feias.

O lixo no tapete

Resta saber no que isso vau dar.
Porque uma coisa são os auditores (independentes) apontarem a sujeira e a outra são os conselheiros (políticos) julgarem e jogarem a sujeira para deibaixo do tapete.

Comente

Pequisar