Direto da Redação: PIB do Piauí tem maior crescimento do Nordeste
E mais: Fabio Novo faz provocação a Silvio Mendes
PIB em alta
O Piauí deve ter a maior taxa de crescimento econômico do Nordeste, segundo projeção da Resenha Regional, informe técnico produzido pela área de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil.
Segundo o documento do BB, o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí deve se expandir a uma taxa de 3,7%, ante 2,2% para o Nordeste – mesma taxa projetada para o conjunto da economia brasileira.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Agropecuária
Embora o IBGE já tenha informado quebra na expectativa de safra e o próprio Banco do Brasil projete um recuo de 1,3% na agropecuária do Piauí, este setor segue como o mais dinâmico da economia estadual, puxando o crescimento do PIB acima da média do Nordeste.
Note-se que em toda a região, somente no Piauí haverá perdas na agropecuária, segundo o BB.
Maior ganho
A quebra de safra no Piauí, porém, não deve impactar negativamente em ganhos no setor agropecuário, que no Estado terá uma expansão de 10,5%, ante perdas de 6,2% no ano passado, quando indústria e serviços puxaram o ganho de 4,6% no PIB do Piauí.
Outros setores
O setor industrial do estado também deve crescer 4,5%, enquanto os serviços avançam 2,5%, sinalizando um desempenho robusto em todos os eixos da economia local.
Os números
O aumento de 3,7% do PIB no Piauí é maior que as projeções de aumento da atividade econômica na Paraíba (3%) e Bahia (2,7%), os dois estados com melhores desempenhos ao lado do Piauí.
Os estados que o BB prevê como os de menor crescimento econômico no Nordeste em 2025 são Pernambuco (1,4%) e Sergipe (1,7%).
Caravana
Um decreto do governador Rafael Fonteles autoriza servidores públicos do Piauí a passar alguns dias – de 23 a 31 de maio – em viagem à Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos.
Na caravana, Erick Elysio Reis Amorim, superintendente de Representação do Estado do Piauí em Brasília; Joana D’Angelo Martins de Melo, diretora de Relações Internacionais da Secretaria de Governo; Juliana Cássia de Oliveira Silva, gerente da Assessoria Digital da Secretaria de Governo e Ricardo Manoel Leal Barbosa, ajudante de ordens do governador.
Esforço concentrado
Em Brasilia a mídia informou que em todo o Distrito Federal acabaram os estoques de tadalafila nas farmácias.
Teve prefeito que levou os seus comprados em farmácias de Teresina.
Recomendação
Bom que os prefeitos casados levem suas esposas, namoradas, namorados nos próximos eventos brasiliense; as prefeitas se façam acompanhar dos maridos, namorados, namoradas.
Ainda que alguns de cabeças brancas, ja se arrastem nos 70 e poucos anos.
Evitam os adereços estranhos, pontudos, na cabeça.
Pacto furado
Lula propôs um pacto para que os problemas só cheguem ao Judiciário quando exaurirem seus esforços de solução. Queixo. Ele pouco se preocupa com isso.

Hipocrisia
Fábio Novo parece ter perdido a decência e cordialidade depois que foi derrotado.
Ele agride o prefeito Silvio Mendes com adjetivos tipo “malandramente”.
E faz uma provocação, que o prefeito precisa responder.

O dedo (sujo?)
Fabio Novo publicou no X uma séria provocação a Silvio Mendes, chamando-o antes de malandro, ou que estivesse com malandragem.
Ora, o prefeito tem dito repetidas vezes que não tem como pagar fornecedores, não pode empregar, etc por causa do rombo de R$ 3 bilhões deixado por Pessoa, ex-aliado do petista.
Mas Fábio Novo diz o contrário e compromete Silvio

Tweet 1:
Silvio diz que a prefeitura está em crise, mas gastou sem pena nesses 5 meses. Chamou milhares de funcionários, emergência na saúde e no lixo, que sai mais caro, contratou milhões com advogados tendo uma Procuradoria e subiu para R$ 6 milhões o repasse para as empresas de ônibus.
Tweet 2:
Gestor responsável senta na cadeira, se situa primeiro e, na crise, corta gastos, organiza, trabalha dobrado, faz mais com menos, respira fundo e não fica com mimimi. Para esconder sua lambança, adotou o discurso do coitado e da vítima de um rombo bilionário.
Fala, Silvio
Silvio precisa responder ao mentiroso.
Calado, Fabio Novo ganha o papel de verdadeiro.
Aula de moral
Protagonista daquele vergonhoso festival de corrupção no seu vitalício território, a Secult, do qual se livrou por erros procedimentais, Fabio dá lição de moral: “gestor responsável senta na cadeira…”
Tá vendo, prefeito?
Mainha e…
Não! Não será Mainha e tampouco com alguém.
O PL do Piauí terá candidato sim, a governador em 2026, mas não será o Malinha, ops Mãeinha…ou melhor, o ex-deputado Mainha, que acabou de ser defenestrado de longa e lucrativa (para ele) parceria com o PT.

O nome
É provável que o candidato seja o presidente estadual do PL, Thiago Junqueira.
Ele deve estar costurando parcerias com quem efetivamente tem votos.
