Direto da Redação: Themistocles, sem a vice, ganhará cargo no TCE?
TCE: o tribunal onde as contas são acertadas em favor de quem indicou

Abandono
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Themistocles já sabe que, se depender de Marcelo Castro e João Madison, não garante nem mesmo uma cadeira no TCE. Marcelo está mais interessado em negociar os votos para sua própria candidatura ao Senado.
Doente?
Um leitor da coluna correu para avisar: Georgiano Neto não está doente, apesar de ter tirado licença de 120 dias. “Ele anda solto pelo interior, atrás de votos”, comentou. O rapaz poderia, ao menos, passar em frente a um SPA, só para conter os boatos mais maldosos.

Quem ganha
Com a licença, quem assume o mandato por quatro meses é a suplente Vanessa Tapety.

Piauí importador
O Piauí conta com quatro secretarias estaduais voltadas à agricultura e pecuária: Secretaria de Agronegócio e Empreendedorismo Rural, de Agricultura Familiar, de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e de Irrigação e Infraestrutura Hídrica. Com tantos cargos, técnicos, assessores e servidores, era de se esperar um desempenho melhor no setor agropecuário. Mas não é o que ocorre. O estado segue importando alimentos durante o ano inteiro, mas não tanto quanto possível.

Exemplo cruel
Quer um exemplo claro da ineficiência? Nos mercados públicos de Teresina, durante toda esta semana, os consumidores não encontraram o prosaico maxixe, legume essencial em diversas receitas típicas do Piauí.
Produção
Não há produção local suficiente de maxixe para atender à demanda. Ele vem, majoritariamente, da Serra da Ibiapaba, no Ceará. Deveria ser comum nas feiras e mercados, trazido por pequenos produtores do entorno das cidades. Mas não é o que se vê, apesar das quatro secretarias da área.
Mastruço sem leite
Não é só o maxixe. O mastruço (ou mastruz), tradicionalmente usado em receitas e chás contra gripe — ainda mais valorizado no pós-covid —, também sumiu da produção local. O que se encontra nos mercados vem do Ceará.

E a banda…
Ao povo, resta se conformar com outro tipo de mastruz: o “com leite”, a banda.
Irrigação fraca
Apesar de contar com uma secretaria específica para irrigação e de possuir algumas das maiores reservas hídricas do Nordeste, o Piauí ocupa apenas a oitava posição na região em área irrigada, à frente apenas do Maranhão. É também o menor produtor de frutas e hortaliças. Institucionalmente, o estado vai bem, com suas quatro secretarias; na prática, vai mal.

Ficou menor
O Incra retificou a área de um assentamento em Joaquim Pires (Terra Santa), reduzindo em 70 hectares o espaço destinado aos assentados. A área, que inicialmente era de 2.446 hectares, passou a ter 2.376 hectares após a correção.
Reforço
Onze municípios do Piauí foram autorizados pelo Ministério da Saúde a receber recursos extras para custeio da Atenção Primária. O maior beneficiado será Batalha, com R$ 2,45 milhões.

Sem sentido
Tentaram criar um sindicato patronal de mineração no Piauí, mas o Ministério do Trabalho indeferiu o pedido por meio do Departamento de Relações do Trabalho. A ideia ficou só na vontade.
E o ministro?
Na nota que distribuiu à imprensa sobre a apreensão de 700 cestas básicas — mais de mil quilos de comida —, a Polícia Federal não informou se ouviu o ministro Wellington Dias, o secretário-executivo Osmar Jr., ou qualquer outro funcionário. O caso envolve o candidato derrotado em Sigefredo Pacheco, PH, que foi flagrado com os produtos, embora o MDS afirme que os alimentos foram entregues ao MDA.

Coisa estranha
Wellington Dias, protegido da primeira-dama Janja, subiu ao comando do MDS, mas continua fazendo política municipal. Resta à PF esclarecer como e por que um candidato, longe do período eleitoral, continuava fazendo campanha com alimentos públicos. Muito estranho.