Direto da Redação: MDB volta com tudo para prefeitura de Teresina

FMS agora é presidida por secretária de cidade de 33 mil habitantes

FMS EM NOVAS MÃOS

Quem é ela?

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) deve ser comandada pela atual secretária de saúde de Miguel Alves e Presidente do Cosems Piauí, Leopoldina Cipriano. 

Foto: Reprodução/Redes SociaisLeopoldina chega com apoio do MDB
Leopoldina chega com apoio do MDB

O anjo da guarda 

Ela chegou ao município pelas mãos do prefeito Veim da Fetraf, que apesar do nome, tem 38 anos de idade.

Olha, lá!

Sem questionar a competência de Leopoldina, mas não custa perguntar: a experiência de cuidar da saúde de um município de 33 mil habitantes vai ajudar em que nos desafios de Teresina, com quase 1 milhão de habitantes?

E mais…

Também não custa perguntar: sua indicação tem alguma relação com o peso de um candidato a reeleição ao Senado pelo MDB?

TRUMP E O TRIUNFO

Editorial do Estadão
 
“Que o Brasil não se vergue diante dos arreganhos de Trump. E que aqueles que são verdadeiramente brasileiros não se permitam ser sabujos de um presidente americano que envergonha a democracia”.

Foto: Scott Olson/Getty ImagesDonald Trump
Donald Trump, o taxador

Lula lá

Trump pode devolver a popularidade de Lula com essa ação imperialista de taxar produtos brasileiros em 50%.
Sob aplausos da direita. Pebsa se Lula está gostando?

Golpe do imposto

O Fluminense ganhou R$ 331 milhões  no mundial de clubes. Mas deixou R$ 99 milhões nos Estados Unidos. De impostos. Esses números revelam o quanto a direita mente quando diz que se o Governo Federal taxar os bilionários eles sairão do país. Não vão, não. 
Porque lá fora,  pagarão muito mais .

OLHA AÍ, SILVIO!

Atentai!

Que o prefeito Silvio Mendes, de Teresina,  abre o olho: ainda tem figurão que almoça no cofre público e viaja para o exterior todo trimestre. São os comedores de beirada, especialistas em viver no modo furtivo — zero decibéis, máximo faturamento.

Foto: Jailson Soares/SEMCOMSilvio Mendes, prefeito de Teresina.
Silvio, atentai

Veja o truque

Eles sustentam sistemas de informação que datam da era do disquete, juram que a engrenagem é “vital” e, claro, cobram por cada linha de código obsoleto. 
Enquanto a cidade pede transparência em 5G, eles empurram planilha em 1998. Tudo em nome da “continuidade” — a continuidade de contratos mofados que pingam na conta de meia dúzia de sobreviventes de gestões passadas, inclusive aquela do Dr. Pessoa, o campeão do pão-e-circo digital.

A cadeia dos beneficiários? 

Um trem fantasma lotado: ex-secretário fantasiado de consultor, sobrinho de ex-vereador disfarçado de analista, e o eterno técnico que ninguém sabe o que faz além de emitir fatura. 
São herdeiros do “não mexe que estraga” — porque se modernizar, a mamata vira pó.

O Portal

Enquanto isso, servidor bate cabeça e contribuinte perde senha no portal que cai toda segunda-feira. Mas quem liga? O importante é manter o “Prio” — perdão, o pio  — de lucro. Tudo na surdina, sem dar um piu.

Recado final

Então, o  prefeito  que gosta de dizer “não” , deve  aproveitar tudo e dizer  “não” ao Jurassic Park digital de Teresina. Atualize, licite, exponha o rombo de bytes. Porque se o código continuar jurássico, o resultado segue pré-histórico. E a cidade, meu caro, fica presa no limbo entre o clique e o caos. 
E só quem apanha é o prefeito.

E quem?

E, ao contrário de Pessoa, que tinha quem o defendesse, Silvio não tem vivalma na equipe que ouse.

Como conseguiu? Eu não SEI

Se Silvio Mendes soubesse que a empresa responsável pelo lixo de Teresina não recebeu a carta-convite no certame — que, aliás, tramitava em sigilo dentro do SEI — talvez não estivesse enfrentando tantos problemas para rescindir o contrato. Nesse caso, quem estaria cuidando do caso não seria o TJ-PI, mas sim a Polícia Federal.

Quem fez? Quem fez?

Segundo fonte ligada à prefeitura, o vazamento de informação para a empresa que ficou de fora da carta-convite permitiu o acesso aos detalhes do certame e, possivelmente, até às propostas das concorrentes, dependendo do nível de permissão do usuário do SEI.

Descobrir depende só de vontade

Vale lembrar: TCE-PI, Polícia Federal e Polícia Civil possuem acesso técnico e institucional ao SEI. Basta querer e não precisam entrar em pé de ‘Guerra’ para descobrir quem acessou o quê.

Wall Ferraz

Kleber Montezuma recusou a FMS na Prefeitura de Teresina.
Mas aceita continuar na Fundação Wall Ferraz, apesar de discordar de muita coisa... mas ficará lá ainda por quanto tempo?

Comente

Pequisar