Um vídeo viral que mostra uma ciclofaixa ente dias faixas de rolamento para veículos em um contorno rodoviário estadual no município de Canto do Buriti – 402 km ao Sul de Teresina – mostra o evidente risco que usuários da faixa para bicicletas estão sujeitos. Todos os que compartilharam o vídeo observaram o erro de a ciclofaixa estar entre as duas faixas de rolamento, mas especialistas ouvidos pelo Portal AZ, cujos nomes serão preservados a pedido deles, afirmam que, obedecidos critérios de segurança, as ciclofaixas e ciclovias podem ser colocadas na parte central de uma rua, avenida ou rodovia.
Um engenheiro e uma arquiteta urbanista ouvidos pelo Portal AZ concordam que havendo barreira física de proteção, tachões de sinalização e até um piso elevado acima da pista de rolamento, pode-se colocar a ciclofaixa à esquerda das pistas de rolamento para carros.
Esse tipo de solução se dá em vias urbanas em que a ciclofaixas ficam à esquerda, junto a canteiros centrais das vias, para não criar um conflito recorrente de veículos que, por necessário, param ou estacionam sobre a ciclofaixa instalada à margem direita da via.
O caso da ciclofaixa em Canto do Buriti torna-a inadequada porque falta um guarda corpo e tachões sinalizando e demarcando a área de uso pelos ciclistas. Se houvesse barreira física que a separasse das faixas de rolamento para veículos estaria mais adequada e segura.
Nesta quinta-feira, diante da repercussão sobre a ciclofaixa no contorno rodoviário ligando duas rodovias estaduais, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) divulgou nota em que informa que a obra ainda está em execução e não haverá ciclovia na faixa central. A obra, quando concluída, contará com todos os dispositivos de segurança exigidos pela legislação.