Chuvas intensas causam alagamentos e desabrigam famílias no Piauí

Chuvas no Sul do Piauí provocam alagamentos e desabrigam famílias.

Chuvas intensas no extremo Sul do Piauí desde quarta-feira (25) resultaram em alagamentos e deixaram famílias desabrigadas em ao menos cinco cidades. Apesar dos danos consideráveis, não há registro de vítimas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí alerta para uma semana de atenção redobrada, com chuvas previstas até 5 de março. O fenômeno climático afeta principalmente o extremo sul do estado, onde a Zona de Convergência Intertropical, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e sistemas convectivos locais colaboram para o aumento das chuvas.

Corrente

Em Corrente, entre quinta (26) e sexta-feira (27), foram registrados de 105 a 142 milímetros de chuva, conforme a Prefeitura Municipal. A cidade teve situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal em 20 de fevereiro.

Na zona urbana, os bairros mais atingidos são Vermelhão e Nova Corrente, enquanto na zona rural, Riacho Grande e a região dos Pastores foram seriamente afetadas. Casas foram invadidas pela água, obrigando famílias a deixarem suas residências, embora ainda não se saiba quantas ficaram desabrigadas.

O prefeito Filemon Paranaguá (PSD) anunciou que uma comissão da Defesa Civil, em conjunto com secretarias municipais, será criada para assistir a população. Na cidade, o abrigo temporário está sendo oferecido em escolas, além de apoio com alimentos e assistência social.

Devido ao transbordamento do Rio Corrente, pelo menos cinco pontes e passagens molhadas foram danificadas. A prefeitura também relatou que algumas comunidades estão isoladas por conta de estradas rompidas, e um levantamento está em andamento para avaliar a situação dos acessos comprometidos.

São Gonçalo do Gurgueia

O transbordamento do rio em São Gonçalo do Gurgueia causou invasão de algumas comunidades, dificultando o tráfego de pessoas e veículos em diversas áreas, segundo o Grupamento de Polícia Militar.

Riacho Frio

Em Riacho Frio, a força das enxurradas derrubou o muro de pelo menos duas casas. Vídeos nas redes sociais mostram os danos causados e o corpo de um porco que teria sido arrastado pela correnteza.

Leia também