Desde março, um trecho crucial da Avenida Maranhão, nas proximidades do bairro São Pedro, em Teresina, está interditado para a realização de obras na galeria P-10. Segundo a Prefeitura de Teresina, a liberação para o tráfego nos dois sentidos está prevista para esta segunda-feira (13).
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul) informou que, mesmo sem a aplicação do asfalto, as faixas de circulação Centro/Sul e Sul/Centro serão reabertas. Essa medida visa minimizar os transtornos no trânsito local.
“Optamos por uma solução técnica utilizando material mais resistente na base da via para que o tráfego seja retomado o mais breve possível. O asfalto será colocado quando as condições climáticas permitirem uma janela maior de estiagem”, declarou Isaac Meneses, superintendente da SDU Sul.
Inicialmente, a previsão era que o trecho fosse liberado em março. No entanto, a execução segura do trabalho foi inviabilizada devido ao período chuvoso, conforme esclareceu a SDU Sul.
A galeria de drenagem no entorno do bairro São Pedro, chamada Galeria da P-10, foi planejada para captar e conduzir as águas das chuvas de duas bacias de drenagem. Essa intervenção é crucial para minimizar os problemas de alagamento que afetam historicamente a região durante períodos chuvosos.
Com prazo de conclusão de 36 meses, a obra representa um investimento superior a R$ 100 milhões.