A formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul marca o início de setembro, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este fenômeno trará áreas de instabilidade, promovendo chuvas e trovoadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A chegada de uma massa de ar frio e seco acentuará a queda das temperaturas no Sul, enquanto o Norte e Nordeste enfrentarão calor intenso, com termômetros atingindo até 41°C no Piauí.
Na Região Sul, a terça-feira começa com instabilidades, provocando pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Paraná, Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul. À tarde, as condições meteorológicas se deslocam para o Sudeste, mas ainda ocorrem chuvas isoladas no Paraná e em Santa Catarina. No sul do Rio Grande do Sul, o tempo se estabiliza com a entrada da massa de ar frio.
No Sudeste, São Paulo e o sul do Rio de Janeiro terão pancadas de chuva e trovoadas nesta terça-feira. As chuvas isoladas também afetam Minas Gerais e Espírito Santo. A quarta-feira mantém a instabilidade na região com destaque para o sudeste mineiro e nordeste paulista.
No Norte, setembro inicia com tempo seco predominante. No entanto, haverá nuvens sobre Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia nesta terça-feira. As pancadas se concentram no centro-oeste amazonense. Na quarta-feira, instabilidades aumentam com possibilidade de trovoadas em Roraima e Amazonas.
A Região Nordeste começa estável nesta terça-feira. Nuvens cobrem a faixa litorânea desde Bahia até o Rio Grande do Norte. Na quarta-feira, as condições se tornam mais instáveis com possibilidade de chuva em várias capitais como Fortaleza e Teresina.
No Centro-Oeste brasileiro há previsão para chuvas isoladas na terça-feira em Mato Grosso e Goiás. A situação se mantém na quarta-feira exceto no extremo norte goiano onde não há previsão para chuva.