Ação marca Dia da Higienização das Mãos com foco em prevenção

Vigilância Sanitária orienta população e reforça prática contra infecções

A Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) realizou, nesta terça-feira (5), uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, com atividades voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde.

Foto: Reprodução
Ação reforça importância da higienização das mãos para evitar doenças

A iniciativa incluiu distribuição de materiais informativos e abordagens diretas ao público, destacando a importância da lavagem correta das mãos como medida essencial para evitar a transmissão de infecções.

Durante a ação, equipes reforçaram recomendações como o uso de água e sabão e, na ausência, álcool 70%. As orientações foram direcionadas a cidadãos atendidos no órgão, além de pessoas abordadas em inspeções e profissionais ligados ao setor alimentício.

Manipuladores de alimentos e responsáveis por estabelecimentos receberam orientações específicas sobre a importância da higiene das mãos para garantir a segurança alimentar e prevenir doenças transmitidas por alimentos.

Segundo a gerência da GEVISA, a prática funciona como uma barreira eficaz contra microrganismos e contribui para reduzir a disseminação de doenças tanto em ambientes comunitários quanto em serviços de saúde.

A higienização das mãos é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais estratégias de segurança do paciente, sendo capaz de diminuir o risco de infecções respiratórias, gastrointestinais e hospitalares.

Leia também