Escola recebe exposição internacional sobre a vida de Anne Frank

O projeto é uma iniciativa da Anne Frank House de Amsterdam e do Projeto Anne Frank Presente de Teresina

Por Vitória Pilar,

O projeto Anne Frank Presente, em parceria com o Colégio Gláucia Costa, em Timon, no Maranhão, traz para o Piauí e região a exposição internacional: “Aprendendo com Anne Frank: Histórias que ensinam valores". O projeto é uma iniciativa da Casa Anne Frank de Amsterdam, do Instituto Plataforma Brasil de São Paulo e do Projeto Anne Frank Presente de Teresina. 

Colégio Gláucia Costa recebe Projeto sobre a vida de Anne Frank (Foto: Reprodução)

Em entrevista ao Portal AZ, o coordenador do Projeto Anne Frank Presente, Randal Vieira comentou sobre a importância do projeto e sua presença nas escolas do Estado. A exposição acontece em São Paulo e no Piauí e terá duração até dezembro.

“O projeto tem dois objetivos fundamentais, um deles é esclarecer e conscientizar sobre a tolerância e incentivar o ato da leitura pelo Diário de Anne Frank. A exposição irá até dezembro e só acontece no Piauí e em São Paulo. Anne Frank ensina sobre direitos humanos, ela nos faz repensar sobre o valor da vida. O projeto também possibilitou que o livro dela esteja sendo um dos mais vendidos hoje no Piauí”, relatou. 

Professor Randal Vieira (Foto: Reprodução)

A exposição elenca a história da jovem Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial. O projeto conta com painéis, apresentando dados da vida e das pessoas que estiveram com Anne, como também roupas e documentos da época da jovem. Está disponível no evento maquetes sobre o Anexo Secreto que ela e sua família viveram.

A diretora do Colégio Gláucia Costa, Angelina Cruz, falou sobre a importância do projeto na cidade e seu legado para o mundo. “Precisamos conhecer a história. A história faz parte da vida da gente. É com ela que construímos o presente para não cometer os erros do passado, construir um futuro com respeito. O que aconteceu com Anne Frank não há como mudar, mas serve como exemplo pra que esse erro não seja mais cometido no planeta”, informou Angelina ao Portal AZ.

A diretora falou ainda sobre os cuidados que a escola está tomando em relação à prevenção do contagio ao coronavírus. “Hoje pela manhã fizemos a exposição com janelas e portas abertas e o nosso ginásio, onde está acontecendo à exposição é totalmente ventilado. Na sala onde há os objetos, restringimos intercaladamente o acesso por grupos, para não haver aglomerações. Há álcool gel e acesso a lavatórios em vários pontos do ginásio. Além disso, anualmente a escola trabalha a campanha “Vamos Lavar as Mãos”, finalizou. 

A exposição ficará aberta hoje (17), até às 19 horas e amanhã (18), apenas pela manhã. O evento é gratuito para o público em geral e ocorre no Espaço Cultural Airton Costa Cruz, ginásio da escola. 

Comente

Pequisar