Gastos mensais: Saiba como equilibrar as contas e quitar as dívidas
O Brasil registrou 70,1 milhões de inadimplentes em janeiro de 2023
Sair do vermelho é um desafio para muitos brasileiros, mais especificamente, para 70,1 milhões de brasileiros.
E isso ocorre por conta de uma série de fatores, como: juros altos, acontecimentos mundiais que interferem em inúmeros aspectos econômicos, resquícios de pandemia, etc.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Diante disso, é essencial ter uma organização financeira familiar para equilibrar as contas e quitar as dívidas já contratadas. E se você não sabe como, te ensinaremos a seguir!
Leia o conteúdo a seguir e saia do meio desse 70,1 milhões de brasileiros endividados!
Cenário de endividamento brasileiro
De acordo com o levantamento realizado pelo Serasa, o Brasil registrou 70,1 milhões de inadimplentes em janeiro de 2023, o que representa um recorde.
Segundo a mesma pesquisa, as mulheres foram as mais endividadas nos últimos 5 anos, chegando à média de R$ 4.066,00, o que representa um aumento de 18% em relação à 2018.
Já aos homens, possuem um valor médio de inadimplência de R$ 5.222,00.
Quanto à faixa etária, os idosos foram os mais afetados nos últimos 5 anos e somam um aumento de 17% de dívidas em relação a 2018.
Assustador, não é mesmo?
Como sair do vermelho ganhando pouco?
Sabemos que o cenário econômico brasileiro atual possui altas taxas de juros e crescimento abaixo da média mundial, e com isso, torna-se mais difícil aumentar a renda para conseguir de fato quitar dívidas ou manter um orçamento familiar positivo.
No entanto, com planejamento financeiro, organização e empenho da família inteira, é possível quitar as suas dívidas e manter-se sempre no positivo.
Sugerimos que as dívidas já contratadas sejam renegociadas para condições mais benéficas e possíveis de serem quitadas, e que, caso necessário, os integrantes da família façam ações que geram renda extra, como: fazer uber, passear com cachorros, fazer doces ou salgados para vender, alugar um quarto que esteja sobrando, entre muitas outras possibilidades.
Além disso, siga as demais dicas apresentadas neste conteúdo!
Como organizar os gastos mensais?
Para manter o seu orçamento familiar positivo, é essencial ter organização, disciplina e comprometimento de todos os integrantes da casa.
Feito isso, o primeiro passo é criar uma planilha de gastos mensais para que todos os ganhos e despesas estejam claros e visíveis a todos.
O segundo passo é classificar os gastos em categorias, como: essenciais, necessários, supérfluos e dívidas.
Após isso, analise mensalmente quais gastos podem ser diminuídos e eliminados, além de verificar como seria possível aumentar os ganhos dentro da sua realidade.
Ressaltamos a importância de colocar todos os itens financeiros que compõem a rotina familiar para ter uma visão concreta da realidade.
Dicas para equilibrar as contas e quitar as dívidas
Para você sair de vez dos 70,1 milhões de inadimplentes brasileiros, separamos algumas dicas sobre como equilibrar as contas mensais e quitar as suas dívidas.
- Faça a planilha de gastos, conforme ensinamos acima, e preencha-a mensalmente. Com isso, você conseguirá ter uma visão mais clara de como estão as suas finanças e tomar ações assertivas para melhorá-las.
- Mapeie todas as suas dívidas.
- Negocie o valor das suas dívidas com as instituições financeiras responsáveis, de forma que o montante a ser pago se encaixe no seu orçamento mensal.
- Priorize a quitação das dívidas que possuem os maiores juros.
- Corte gastos desnecessários e diminua itens que não podem ser eliminados por completo, pelo menos por um período mais crítico.
- Aumente a renda familiar, e isso pode acontecer por meio de um aumento do salário fixo ou pela entrada de renda extra.
- Evite novas dívidas!
Se julgar necessário, sugerimos contratar profissionais que te auxiliem nesse momento de organização financeira familiar.
Lembrando que é essencial estar em dia com as suas contas, mas não se desespere caso esteja demorando mais do que para outras pessoas. O importante não é a velocidade, mas sim a direção!
Conclusão
Bom, acreditamos que diante do conteúdo acima, está mais do que comprovado que a organização e planejamento financeiro são as chaves para manter as suas contas equilibradas e sempre positivas.
E se precisar, fazer uma renda extra pode te ajudar a dar uma desafogada em momentos críticos.
Lembre-se também, que parceiras financeiras como a CashMe pode te ajudar em momentos de aperto!
A CashMe possui uma variedade de modalidades de empréstimo que suprem as suas necessidades, como o crédito com garantia de imóvel, no qual um imóvel é colocado como garantia da operação, e em contrapartida, juros baixos e longos prazos de pagamento são oferecidos ao solicitante.
Fonte: Divulgação