IFAB determina novas regras para goleiros a partir de julho de 2023
Essa determinação, ao que tudo indica, está associada ao goleiro argentino, Emiliano Martínez

Nesta quarta-feira, 01 de março, a IFAB (Conselho da Associação Internacional de Futebol) determinou que os goleiros estarão proibidos, a partir de julho de 2023, a ter movimentos ou comunicação provocativos, no momento da batida de pênaltis. Para que não haja dúvidas sobre quais tipos de comportamentos não serão mais permitidos, foi apresentado uma lista determinando o que foi proibido.
Essa determinação, ao que tudo indica, está associada ao goleiro argentino, Emiliano Martínez, o qual é conhecido por esse tipo de comportamento em campo. Martínez costuma ter gestos que chegam a desconcentrar o jogador que está a sua frente para bater o pênalti. O mesmo ganhou mais evidência durante a copa do Mundo de 2022, quando disputou a final do campeonato contra a seleção Francesa. Atualmente, esbanja seu talento na Premier League, um dos principais campeonatos para quem aprecia o esporte. Se você é um deles, pode aproveitar o código promocional Betano 2023 para acompanhar os principais campeonatos de futebol.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“Dibu”, como é conhecido, foi eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo de 2022 e esbanjou habilidade ao fazer defesas incríveis durante os dois tempos, prorrogação e por último, a defesa de um pênalti. Apesar do seu talento, alguns atletas questionam sua maneira de intimidar os batedores da penalidade máxima, assim como consideram sua comemoração com dancinha um pouco excessiva.
Segundo o portal R7 esportes, Emiliano Martínez vai leiloar as luvas que usou na final da Copa do Mundo do Catar, na partida contra a França. O goleiro argentino, um dos protagonistas da conquista dos "hermanos", está participando de uma campanha para arrecadar fundos para o serviço de oncologia do Hospital Pediátrico Garrahan de Buenos Aires. Arqueiro do Aston Villa, da Inglaterra, o atleta gravou um vídeo em que autografa as peças, que serão leiloadas no dia 3 de março. Os lances serão pelo site Bidbit Auctions.
Agora, resta esperar a chegada do segundo semestre para acompanhar a aplicabilidade dessas proibições. Enquanto alguns concordam com a decisão e apreciam o cuidado com o estado psicológico dos jogadores, outros questionam que esse tipo de comportamento também faz parte do jogo e que os atletas precisam estar prontos para enfrentar situações de pressão e estresse, em campo.
Vale salientar que também já houve a proibição das famosas “paradinhas”, antes de bater o pênalti. O gesto foi considerado desrespeitoso com os goleiros, levando a FIFA e a IFAB a determinarem a sua proibição.
Fonte: Portal AZ