Frei Adolfo Temme: De corpo e alma
Era uma vez um palhaço que passava de um lugar ao outro fazendo graça
Bom dia, minhas irmãs
Bom dia, meus irmãos.
De corpo e alma
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Era uma vez um palhaço que passava de um lugar ao outro fazendo graça, até que ele cansou de sua vida inconstante. Foi então que ele entrou numa abadia, mas a vida dos monges lhe era estranha demais.
Enquanto todos eles estavam versados na sua oração e cantando a missa, ele mesmo ficava de lado e falava para si mesmo: “O que estou fazendo aqui? Não sei rezar e não sou digno do hábito em que me enfiaram.”
Na sua melancolia refugiou-se numa capela distante, dizendo a si mesmo: “Já que não sei rezar com os outros, eu vou fazer o que é meu.” Logo tirou o hábito monacal e ficou com o colorido paletó que tinha usado no seu tempo de palhaço ambulante.
Enquanto lá do coro se fazia ouvir o canto solene dos salmos, ele começou a dançar de corpo e alma. Ora andava nas mãos, de pés para cima, outras vezes dava saltos no ar com pulos arriscados: tudo isto para louvar o seu Criador. Dançava sem parar até perder o que tinha perdido. Ficou de joelho diante do abade e falou: “Eu sei que o meu lugar não é aqui. Sendo assim vou assumir de novo a inquietação da estrada.”
Mas o abade se inclinou diante dele, lhe deu um beijo e pediu que ele rogasse a Deus por ele e todos os monges: “Na tua dança glorificaste a DEUS de corpo e alma. A nós, porém, Ele queira perdoar todas as palavras que passam por nossos lábios sem que venham do nosso coração.”
Immerwährender Kalender 9. Dezembro Lenda francesa
Tradução frei Adolfo
Louvado seja Deus, Amem.
De hoje em diante, nas músicas, vou revesar
a gaita de boca com a flauta..
O tema de hoje é: Oh Jesus, minha vida és tu.
Fonte: Portal AZ