Análise de crédito: como conseguir um financiamento e conquistar a casa própria

A análise de crédito desempenha um papel fundamental na busca por financiamento para aquisição da casa própria

Por Redação do Portal AZ,

Pode-se dizer que adquirir a casa própria é um objetivo que muitas pessoas almejam alcançar. No entanto, concretizar esse sonho demanda um forte planejamento financeiro, visto que a análise de crédito é uma das etapas principais deste processo. Em síntese, a compra de um imóvel envolve uma série de etapas, como pesquisa, seleção e negociação. Todavia, a aquisição pode ocorrer de duas maneiras: uma compra à vista ou por financiamento. 

Foto: alexsl/iStockAnálise de crédito

Na compra à vista, o comprador realiza o pagamento do valor integral no ato de fechamento do contrato. Porém, essa é uma realidade distante da maioria das pessoas, dado o valor que o mercado imobiliário encontra-se atualmente. Já o financiamento de imóveis, ou de qualquer outro bem ou serviço, nada mais é do que uma compra feita parcelada. Esse método é o que mais cabe no bolso das pessoas.

Portanto, quando não se possui recursos para pagar a compra à vista, opta-se pelo financiamento. Majoritariamente, o financiamento exige uma entrada que gira em torno de 20% do valor total do imóvel. Assim, o restante do valor é dividido em parcelas pagas mensalmente. Contudo, para conseguir o financiamento, o comprador precisa passar primeiro pela análise de crédito e é aí que está o desafio. 

Como passar na análise de crédito e conseguir o financiamento?

Existem algumas dicas essenciais que podem ajudar a conseguir passar na análise de crédito e, consequentemente, adquirir o financiamento para comprar a casa própria. O primeiro passo a seguir é conferir o score, que é um critério significativo no momento de conseguir aprovação do financiamento. 

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, oferece taxas de juros muito baixas, e o score pode influenciar nas condições oferecidas pelo banco. Outro ponto importante é manter o cadastro positivo na Serasa. Na realidade, a maioria das instituições financeiras costuma consultar a Serasa para conferir se o solicitante possui algum tipo de dívida ativa ou se já negociou inadimplência em cartões de crédito. 

Conhecer diversas opções de financiamento também é uma excelente estratégia para conseguir ser aprovado para um financiamento. Além disso, possuir uma conta no banco em que se pretende pedir financiamento é uma forma de facilitar a sua aquisição, especialmente se o solicitante for cliente há muito tempo. 

Por conseguinte, como se trata de um procedimento dotado de burocracia, reunir os documentos como RG, CPF, comprovantes de renda, extratos bancários, entre outros, é uma forma de acelerar o processo. Ter a documentação em mãos é primordial, também, ao se deparar com uma casa à venda que preencha todas as qualidades almejadas. 

Por fim, se possuir algum tipo de negócio, regularizá-lo pode aumentar as chances de conseguir aprovação no financiamento. Microempreendedores Individuais (MEIs), por exemplo, possuem vantagens em financiamento, em detrimento de pessoas físicas sem CNPJ regulamentado.

No final, a aquisição da casa própria é uma jornada repleta de desafios, que exige uma certa organização e reflexão. No entanto, ao seguir essas dicas, a análise de crédito pode se tornar mais simples, tornando mais próximo o sonho de adquirir a casa própria.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar