Em alta, terceirização de TI traz vantagens competitivas para empresas

Estimativa é de que o mercado de body shop de tecnologia da informação atinja US$ 806,53 bilhões até 2029

Por Carlos Sousa,

Flexibilidade de recursos, menos envolvimento com aspectos técnicos de Tecnologia da Informação (TI), redução de riscos na implementação e otimização de processos tecnológicos são algumas das vantagens que a contratação de body shop TI proporciona às empresas. A prática refere-se à terceirização dos serviços na área de tecnologia e tem se mostrado uma aliada na aceleração do processo de transformação digital, para que as organizações se mantenham competitivas.

Foto: asifkhan07/FreepikTI
Num cenário de mudanças constantes na área de tecnologia, em que processos como análise de dados, modelagem estatística, uso de inteligência artificial e treinamento em Power BI são cada vez mais frequentes, a terceirização de profissionais de TI está em alta. Segundo pesquisa do instituto britânico YouGov, 48% das empresas estão optando pelo body shop da área de TI no mundo.

Nessa proposta, a mão de obra especializada de terceiros é utilizada para a manutenção ou para o desenvolvimento de novas iniciativas. Assim, os terceirizados não fazem parte da companhia contratante e são alocados conforme a necessidade de cada projeto. Por meio de um treinamento Power BI, por exemplo, é possível capacitar os profissionais a usar essa ferramenta de análise e visualização de dados e contribuir para a tomada de decisões mais informadas e estratégicas.


Body shop de TI é saída para alta demanda mundial 

A busca por profissionais qualificados em TI também tem crescido significativamente. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 420 mil profissionais da área devem ser procurados até o final de 2024 no Brasil. Atualmente, contudo, a entidade afirma que 46 mil profissionais com perfil tecnológico são formados no país por ano.

Os dados referentes a essa demanda têm sido coletados desde 2019. Ou seja, há um déficit de 190 mil do total de profissionais buscados nos últimos cinco anos. A prática da terceirização de TI tem sido uma opção mais ágil e menos burocrática para que as organizações possam contar com trabalho qualificado na execução dos projetos. 

Vale ressaltar que a expansão e a alta demanda por profissionais de tecnologia da informação, inclusive por meio da adesão de empresas ao body shop de TI, é uma tendência mundial. De acordo com a ISG, os serviços de TI representam 71,9% do valor dos contratos de terceirização. Isso significa que US$ 66,5 bilhões dos US$ 92,5 bilhões em contratos de empresas de terceirização são provenientes de serviços de tecnologia da informação.

A força do segmento é evidenciada ainda por números de pesquisa divulgados pela Mordor Intelligence. Os dados da companhia indiana mostram que o mercado de terceirização de TI é avaliado em US$ 617,69 bilhões em 2024, e a estimativa é de que atinja US$ 806,53 bilhões até 2029, com uma taxa de crescimento anual de 5,48%. 


Experiência do cliente, crescimento dos negócios e disrupção competitiva

Conforme o estudo da Mordor Intelligence, a terceirização de serviços de TI não se limita apenas à redução de custos, mas também é impulsionada por motivações organizacionais ligadas à experiência do cliente, ao crescimento dos negócios e à disrupção competitiva. Esse cenário é fortalecido ainda pela crescente adoção de serviços em nuvem, especialmente após a pandemia, cenário que levou as empresas a terceirizar atividades, como manutenção e parte do desenvolvimento. 

A migração e a adoção de software para a nuvem também contribuem para que os clientes de terceirização possam realocar recursos para funcionários especializados. Com isso, eles ficam livres para se concentrar em soluções mais flexíveis e personalizáveis.

Além disso, os dados revelam que a demanda por fatores como eficiência, infraestrutura escalável e migração para a nuvem continua a alimentar cada vez mais o mercado de terceirização de TI, ainda que existam desafios de segurança de dados em serviços baseados em nuvem, como o controle sobre os dados e a limitação de visibilidade.

Fonte: Jebs Soluções em TI

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