Higiene sustentável: hábitos para adotar quanto antes

Produtos que muitas vezes podem ser trocados por opções sustentáveis

Por Carlos Sousa,

Para os cuidados pessoais, muitas vezes são utilizados produtos de higiene básica que possuem muitos itens tóxicos e que são muito agressivos ao meio ambiente e até mesmo ao corpo humano. Para mudar essa realidade, é preciso optar por alternativas mais naturais dos produtos usados e tomar cuidado com os componentes deles. Com boas práticas individuais, é possível fazer um coletivo que cuida do meio ambiente e de si mesmo. 
 

Foto: netrun78/iStockHigiene Sustentável

Para ter atitudes sustentáveis, não usar plásticos é o primeiro passo, mas não para por aí. Ingredientes como nanopartículas, amônia, sulfatos, chumbo e outros têm potencial de fazer muito mal ao meio ambiente e à saúde.

Shampoo e condicionador

Começando pelos cuidados capilares, é importante estar atento à composição dos produtos. Sendo assim, os convencionais agridem o couro cabeludo na lavagem por terem sulfatos, petrolatos e outros componentes tóxicos.
Uma boa alternativa é optar por shampoos e condicionadores em barra, que vêm em embalagens de papel e duram muito mais do que os líquidos. Além disso, sua composição costuma ser livre de ingredientes tóxicos e com 95% de ingredientes naturais.

Escova de dente de bambu

Outra ideia sustentável é optar por escovas de dente de bambu, que são recicláveis da extensão até as cerdas. São produtos biodegradáveis que podem ser descartados em composteiras e que entregam o mesmo resultado.

Coletores

Os absorventes convencionais são uma das principais fontes de descarte de plástico no ambiente. Sendo feito por 90% de plástico, que demora 400 anos para se decompor, a cada ciclo, as pessoas que menstruam utilizam em média 20 absorventes. Nada sustentável para o meio ambiente.
Para driblar essa realidade, existem opções como absorventes de pano reutilizáveis, coletores ou discos menstruais. Além de suportar mais volume, não abafa a região vaginal e é totalmente hipoalergênico.

Desodorante e maquiagem

Produtos de maquiagem, como o batom, podem conter chumbo na composição e podem utilizar muito plástico nas embalagens. É possível optar por marcas veganas e naturais para a beleza, além de sempre pesquisar a sustentabilidade de cada marca. Comprar somente o necessário é uma ótima ideia para o meio ambiente e para o bolso.
Nos casos de desodorantes, muitos possuem metais pesados que podem ser prejudiciais à pele e ao meio ambiente. É recomendado escolher algum desodorante sem alumínio, e o mercado já possui opções de embalagem sem plástico, ou até mesmo desodorantes sólidos.

Cuidado ao descartar

Para a reciclagem correta, é necessário não jogar as embalagens – mesmo que biodegradáveis – no lixo comum. Isso impede que sejam reciclados da maneira correta e podem contaminar embalagens que poderiam ser reutilizadas.
Algumas marcas possuem postos de coleta em suas lojas para o descarte de embalagens vazias de produtos de higiene e beleza. Somente comprar sustentável não é o suficiente, é importante fechar o ciclo do produto de maneira que não vá parar na natureza.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comente

Pequisar