Três destinos no Piauí para seu feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes

Se você é do tipo que mal sai de um feriado e já pensa em outro, então é hora de começar a pensar nos destinos para o feriado prolongado da Páscoa e Tiradentes – de 18 a 21 de abril

Por Redação do PortalAZ,

São quatro dias para aproveitar, mas como o período é menos de festa e mais de reflexão, é de menos praia e mais sertão. O Litoral é um bom destino, mas turismo de contato com o sagrado e a natureza em cinco destinos do Piauí pode ser melhor pedida que a praia – que no período final da Quaresma costuma ter mais chuva que sol, o que não torna menos atraente o destino litorâneo piauiense.

Foto: ReproduçãoTurismo no Piauí


Os três destinos sugeridos pelo Portal AZ para o feriadão Páscoa-Tiradentes:

OEIRAS

A primeira capital do Piauí é chamada com justa razão de “a capital da fé” em nosso Estado. Para começar, tem o mais antigo templo católico em solo piauiense, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, ponto central das festividades que atraem multidões, a partir do sábado que antecede o Domingo de Ramos com a Procissão dos Passos.

Foto: ReproduçãoProcissão dos Passos
Procissão dos Passos


A Procissão dos Passos reúne até 30 mil pessoas, abrindo as grandes manifestações públicas da fé católica na cidade com mais de 30 anos.
O Domingo de Ramos inaugura a semana em que os oeirenses e visitantes podem participar de duas procissões que cênicas: a Procissão do Fogaréu, na quinta-feira, na qual somente homens participam, e a Procissão do Senhor Morto, na sexta-feira santa.
A experiência de assistir às solenidades católicas em que se narra a paixão, morte e ressureição do Cristo em Oeiras pode se complementar com visitas a duas outras centenárias igrejas da cidade, de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos e Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Foto: ReproduçãoIgreja de Nossa Senhora do Rosário.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário.


Vale a visita ao Museu da Arte Sacra, instalado no Sobrado Nepomuceno, do início do século XIX; a Casa da Pólvora e o Museu do Divino Espírito Santo, que funciona na mesma praça onde se situa a Igreja de Nossa Senhora da Vitória.

PEDRO II
Pedro II é um destino para quem quer sossego ou nem tanto. A cidade oferece um casario histórico pequeno, mas bastante charmoso, onde se destacam o Memorial Tertuliano Milton Brandão, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que fica na charmosa praça Domingos Mourão Filho, toda rodeada por edificações antigas, uma delas sede da Prefeitura.
Na mesma praça há pelo menos duas lojas onde se compra joias com opala, uma gema somente existente no Brasil na cidade de Pedro II.

Foto: ReproduçãoPedro II


O Museu da Roça, na entrada da cidade, é uma boa atração – assim como o pórtico, que sempre permite aquela foto para um registro em rede social. Ali próximo, para quem é católico, existe um santuário dedicado a Maria Alves, uma santa popular.
Aos que gostam de aventuras ou de paisagens exuberantes, as cachoeiras do Salto Liso, do Boi Morto e do Tombador são uma opção para banho, mera contemplação ou, se você tem prática, para o rapel.

Foto: ReproduçãoCachoeira do Salto Liso
Cachoeira do Salto Liso

No caso das cachoeiras e de trilhas, além de estar com o cárdio em dia, é bom contratar um guia. Pedro II tem uma associação de guias turísticos (86 99410 9118), que indica profissionais e roteiros para quem quiser aproveitar mais e com maior segurança e tranquilidade as belezas naturais da cidade.
O Mirante do Gritador é um lugar para se contemplar com calma, aproveitando toda a exuberante vegetação no entorno. O fim de tarde e o começo da manhã são horários mais apropriados para os que desejam fazer bons registros fotográficos.
Dois lugares que são bem bacanas em Pedro II: o Rancho do Dino, no Povoado Caranguejo e o Balneário da Serra, ambos com páginas no Instagram.

CASTELO/BURITI DOS MONTES
Castelo do Piauí e Buriti dos Montes têm um dos mais interessantes patrimônios naturais do Piauí, o Cânion do Poti.
Para quem pretenda conhecer esta maravilha, pode-se ir no próprio carro, mas com acompanhamento de um guia. Recomenda-se, porém, que sejam usados carros mais altos, do tipo picape ou SUV.

Foto: ReproduçãoPedro II


O Cânion do Rio Poti é um lugar absolutamente cênico, impressionante, o que proporciona ao visitante uma experiência única. Suas formações em quilômetros de rios, nas duas margens do Poti em seu curso piauiense, com vegetação exuberante e águas limpas criam uma paisagem realmente impactante.

Foto: ReproduçãoCânion do Poty
Cânion do Poti


Em Buriti dos Montes, que tem parte desse cenário, existe agora um resort, o Nazareth Cânion Lodge, que se descreve como um estabelecimento no coração vibrante da caatinga e de uma exuberante reserva arqueológica.
A cidade de Castelo tem ainda como atrativos o Parque Municipal da Pedra do Castelo, que fica na margem da rodovia estadual que liga a cidade à BR-343 (Campo Maior/Castelo). 

Foto: ReproduçãoPedra do Castelo
Pedra do Castelo



Na época das chuvas, existem ainda as cachoeiras. 
A do Covão é formada por duas quedas d’água, com cerca de 15 metros, que parecem fazer parte de uma enorme escadaria. O piso escorregadio e a profundida da água exigem cuidado e atenção.
A cachoeira das Arraias também tem duas quedas, uma com 12 outra com 20 metros de altura, no riacho da Palmeira. Muito procurada pelos praticantes de rapel somente pode ser acessada com guias. Faz parte do Parque Municipal da Pedra do Castelo.

Alguns endereços de guias de Castelo
https://www.instagram.com/condaturcastelo/
https://www.instagram.com/cdpturismoo/
Guia Nayna (WhatsApp: 86 99818-9906, Instagram: @flordosertaoturismo)

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar