Como escolher os eletrodomésticos ideais para atender sua casa

Comparar apenas os preços? Nada disso: entenda o que deve ser avaliado para escolher corretamente os eletrodomésticos da sua residência

Por Carlos Sousa,

Escolher os novos eletrodomésticos da sua casa é algo que pode gerar alegria e apreensão. Por um lado, há aquele ânimo por contar com aparelhos novos e cheios de funcionalidade. Por outro lado, também há a dúvida sobre como escolher o aparelho ideal para a sua residência: o que avaliar? Quais são os principais critérios que devem ser considerados?

Foto: PexelsBrastemp

Ou seja, não basta apenas ficar de olho nos preços daquele fogão 5 bocas ou da geladeira branca lindíssima que você viu na promoção. A escolha ideal deve levar em conta outros aspectos para que esses aparelhos melhorem a sua rotina e sejam úteis para você e sua família por muitos anos. Entenda o que deve guiar a sua escolha no texto abaixo.

Espaço e tamanho

O primeiro passo é avaliar o espaço disponível na sua casa para cada eletrodoméstico. Comprar um modelo que não caiba no espaço reservado ou que dificulte a circulação das pessoas é algo que ninguém deseja. Para evitar problemas, meça as dimensões da área em que você planeja posicionar cada aparelho, certificando-se de que o modelo escolhido seja compatível com o espaço disponível.

Orçamento

Certo, você já sabe o tamanho disponível para comprar itens como máquina de lavar, fogão, micro-ondas e lava-louças, por exemplo. Mas quanto de dinheiro você tem disponível para essas aquisições? O quanto você pode gastar sem comprometer as suas finanças? Afinal, não adianta equipar sua casa com aparelhos caros se isso for sinônimo de dívidas para você, não é?

Para evitar problemas financeiros, defina um orçamento claro antes de começar a pesquisar pelos aparelhos. Estabeleça quanto você pode gastar em cada item, como fogão, geladeira, máquina de lavar etc. Esse orçamento definido será útil não apenas para controlar suas despesas e evitar problemas, mas também para filtrar opções e facilitar a sua escolha.

Funcionalidades essenciais

Um dos aspectos que deve guiar a sua escolha é identificar quais são as funções essenciais dos aparelhos que serão úteis para a sua rotina. Por exemplo, no caso da máquina de lavar, é preciso conhecer os diferentes ciclos de lavagem, a capacidade do aparelho e verificar se o modelo em questão tem recursos como economia de água. Para uma família, será preciso que o aparelho tenha certas características; já para quem mora sozinho, o mais importante serão outros fatores.

O importante é procurar por eletrodomésticos que tenham as funcionalidades que são convenientes e úteis para o seu dia a dia, aprimorando sua experiência diária. Evite comprar aparelhos cheios de funcionalidades que não serão utilizadas — você estará apenas pagando mais caro à toa.

Eficiência energética

Esse é um ponto-chave na hora de decidir qual eletrodoméstico levar para casa. O aparelho pode ter um bom preço, ser cheio de funcionalidades e caber perfeitamente na sua cozinha, na sala, no quarto ou na área de serviço. Mas se ele consumir muita energia, pode ter certeza que ele te dará muita dor de cabeça (e prejuízo no bolso) a longo prazo.

Para evitar esse estresse, procure conhecer a eficiência energética dos modelos que chamaram a sua atenção. Cada aparelho conta com uma etiqueta, que você pode comparar com as classificações. Quanto mais eficiente, menos energia ele irá consumir, o que é bom para o seu bolso e para o meio ambiente. É verdade que, no geral, esses eletrodomésticos podem representar um investimento maior inicial, mas, a longo prazo, a economia que eles proporcionam compensa (e muito) o gasto inicial.

Manutenção e durabilidade

Por fim, também não se esqueça de conhecer um pouco mais sobre como é a manutenção dos aparelhos escolhidos, assim como sua durabilidade. Afinal, você não vai querer um eletrodoméstico que apresente defeitos toda hora ou que tenha que ser trocado depois de um ano, não é?

Portanto, leia as instruções de manutenção que os manuais de usuário apresentam para saber como manter o seu aparelho funcionando corretamente e prolongar a vida útil do item. Uma durabilidade grande não apenas gera economia de dinheiro a longo prazo, como ainda reduz o impacto ambiental, diminuindo a geração de resíduos que ocorreria em caso de uma troca prematura.

Fonte: Brastemp

Comente

Pequisar