O PT e sua força Partidária!
Por Josenildo Melo
O PT – Partido dos Trabalhadores demonstrou força ao reunir mais uma vez sua militância e realizar as votações partidárias pra composição do diretório nacional, diretórios estaduais e municipais. Falem o que quiserem falar, mas o PT é um partido das massas e que de forma democrática deve ser espelho em termos de realização de eleições internas, isto é, eleições em seu próprio seio. O trabalho começa muito antes de uma semana da realização do pleito. Encontros, movimentações e visitas são realizadas por suas correntes com seus militantes e filiados. Muita gente se reencontra e se reaproxima do Partido. É um período de intensa movimentação e em Teresina e no Estado do Piauí não foi diferente. Alguém conhece algum outro partido que faz este tipo de movimento?
O que é mesmo o PED 2025? De acordo com o site do PT – Partido dos Trabalhadores - Processo de Eleição Direta, marca registrada do PT, acontece desde 2001 e permite que os próprios filiados e filiadas elejam diretamente seus dirigentes municipais, estaduais e nacionais. O PED – Processo de Eleição Direta - é uma marca registrada do PT. Você conhece o PT? De acordo com o Atlas Histórico do Brasil da FGV – Fundação Getúlio Vargas - Novidade, diferença, socialismo democrático; esses são termos freqüentemente associados ao PT – Partido dos Trabalhadores - não só em seu momento de fundação, mas desde as greves no ABCD paulista, lideradas pelos metalúrgicos (1978-1979), passando pela elaboração de seus documentos iniciais constitutivos, Carta de princípios e Declaração política, ambos preparados pela comissão nacional provisória e datados de 1º de maio de 1979, e Manifesto do Partido dos Trabalhadores, aprovado na reunião nacional de 10 de fevereiro de 1980 (São Paulo), que também aprovou os Pontos para elaboração do programa, até o Programa do partido.
A novidade do partido decorre, antes de tudo, da forma pela qual ele surgiu: do movimento social de trabalhadores, com base na classe operária, e não a partir de bases congressuais ou de partido preexistente, o que, de resto, tem caracterizado a emergência de todos os partidos brasileiros; a exceção é o Partido Comunista, fundado em 1922. O PT se declara diferente porque defende a autonomia dos movimentos e organizações populares e, sobretudo, em virtude de seus objetivos políticos. Afirma-se como socialista e democrático, ao lutar pela livre organização dos trabalhadores, ao propor o combate aos instrumentos de repressão — cabe frisar que o seu surgimento se deu durante o regime militar —, ao defender a alteração da estrutura fundiária no país, ao combater a política salarial (de arrocho) e ao defender uma política social efetiva. O próprio partido, democrático em sua organização interna, é definido como partido dos trabalhadores urbanos e rurais e como partido de massas. Ideológica e organizacionalmente, o partido, desde sua origem, se compôs de tendências diversas. Em 1991 havia cerca de 15 tendências minoritárias, além da majoritária “Articulação”. Já em 1995 o PT se estruturava em torno de quatro grandes blocos ideológicos; nenhum deles, no entanto, se constituía como “tendência” suficientemente majoritária para controlar o partido.
O PT e sua força Partidária! - Ao longo do tempo, desde a sua criação, tais tensões fizeram parte — e continuarão a fazer — da vida interna do partido, revelada nos sucessivos encontros nacionais, embora o PT tenha externamente abrandado o seu discurso político, o que tem permitido a sua sobrevivência e o seu crescimento eleitoral.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Portal AZ