River atende recomendação do MP e jogo contra América-RN será com torcida única

Partida acontece na próxima quarta (26) em Teresina, no estádio Albertão

Por Jade Araújo,

Depois do confronto de torcidas organizadas de River e America-RN, que ocorreu no dia 09 de fevereiro, em Teresina, em jogo válido pela Copa do Nordeste, o Ministério Público expediu nesta quinta (20) uma recomendação ao River para que a partida entre os dois clubes, agora pela Copa do Brasil, aconteça com torcida única.

River atende recomendação do MP e jogo contra América-RN será com torcida única (Foto: Victor Costa / River AC)

Na recomendação expedida pela Promotora de Justiça Maria das Graças Monte Teixeira, da 32º Promotoria de Justiça de Teresina, foi ressaltado que "a prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas e associação de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como aqueles que, de qualquer forma, promovem, organizem, coordenam ou participam dos eventos esportivos, conforme preceituas o art. 1º-A da Lei nº 10671/2003, que dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor". 

Elenco do River (Foto: Victor Costa / River AC)

Em nota oficial, o River Atlético Clube se manifestou favorável e afirmou que irá acatar a decisão. 

"O presidente do River Atlético Clube, Genivaldo Campelo, bem como a sua diretoria, entendem que o futebol é democrático e precisa contar com a participação de todos. Porém a segurança é um bem maior a ser preservado e a recomendação do Ministério Público deve ser atendida", disse em nota. 

A partida entre River e América-RN acontece no próximo dia 26 de fevereiro, em Teresina, no Estádio Albertão. O jogo será válido pela segunda fase da Copa do Brasil.

Entenda o caso

No dia 09 de fevereiro o estádio Albertão foi palco da terceira rodada da Copa do Nordeste. A vitória do América-RN, de virada, por 3 a 2 em cima do River terminou em confusão entre torcedores e invasão de campo. 

O primeiro embate aconteceu no terceiro gol do América-RN. Torcedores do time potiguar, que estavam na arquibancada cabine especial, soltaram um rojão, proibido em estádios, e uma faisca atingiu um torcedor riverino. A polícia militar foi ao local e contornou o principio de confusão. Porém, ao final da partida, o confronto entre torcidas tomou contornos dramáticos. 

Pessoas chegaram a invadir também o gramado (Foto: Jade Araujo / Portal AZ)

Teve início uma confusão entre torcidas no setor da arquibancada cabine que gerou tumulto. Em seguida, no setor das cadeiras, parte de cima do estádio, a confusão se alastrou e um homem não identificado foi espancado no confronto. A polícia atirou balas de borracha em direção ao tumulto. Logo depois, pessoas invadiram o campo de jogo armados com pedaços de madeira. Torcedores do América que entraram no campo procuraram refúgio no túnel destino ao elenco do time potiguar. 

Fora do estádio, o embate entre as torcidas também aconteceu provocando cenas de desempero aos torcedores que tentavam sair do estádio. A tropa de choque foi acionada e na parte externa do estádio homens foram detidos. Pessoas que correram do tumulto afirmaram que haviam homens armados. 

Matérias relacionadas:

Partida entre River e América-RN termina em confusão e torcedores detidos
Copa do Nordeste: de virada, River é derrotado pelo América-RN no Albertão    

Comente

Pequisar