Copa do Brasil: clubes tradicionais podem ficar fora da competição em 2024

As mudanças no regulamento podem complicar a situação de alguns times na competição

Por Redação do Portal AZ,

A Copa do Brasil de 2023 está em sua segunda fase, mas a edição do próximo ano já está sendo construída com as classificações dos campeonatos estaduais em todo o Brasil. No entanto, clubes tradicionais como o Botafogo, Corinthians, Santos, São Paulo e Vitória estão em risco de ficarem fora do torneio de futebol mais democrático do país. 

Foto: Laís Torres/CBFCopa do Brasil teve os duelos agendados para a segunda fase
Taça da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou o regulamento da competição, eliminando as vagas pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC) e valorizando as federações estaduais.

Ou seja, 80 dos 92 times já se classificam para a competição pela disputa local, e as outras 12 vagas serão distribuídas para os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde, da Série B do Campeonato Brasileiro, para os times classificados para a Libertadores e os clubes melhor classificados na Série A do Brasileirão, excetuando-se os que já se enquadram nos casos anteriores.

Times importantes de todo o Brasil, eliminados precocemente de seus respectivos estaduais, já estão focados em outras situações para conseguir beliscar uma vaga na Copa do Brasil de 2024. 

O Corinthians, por exemplo, eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista pelo Ituano, tem quatro caminhos para conquistar o passaporte para a Copa do Brasil de 2024 sem depender de terceiros.

Já o Santos e o São Paulo têm colocação suficiente no RNC para chegar à Copa do Brasil se o critério ainda fosse o antigo, mas não poderão usar esse recurso para a próxima temporada. Como foram eliminados do Campeonato Paulista, precisarão buscar o passaporte por outros meios, assim como o Botafogo, eliminado precocemente do Campeonato Carioca.

Além desses, outros clubes ainda não confirmaram sua classificação para a Copa do Brasil de 2024, como o Cuiabá e o Fortaleza. Cada equipe tem diferentes formas de obter a vaga, seja chegando à decisão do estadual, conquistando a Copa do Nordeste ou Verde, ou indo à Libertadores de 2024. No interior de São Paulo, equipes como Botafogo-SP, Guarani e Ituano ainda buscam a vaga pela Copa Paulista.

Assim, a Copa do Brasil de 2024 pode ser marcada pela ausência de grandes clubes, que terão que se esforçar ainda mais para alcançar a competição mais democrática do país.

Fonte: Com informações do Ge

Comente

Pequisar