Filipe Toledo garante vaga para o Brasil no surfe dos Jogos Olímpicos de Paris 2

A próxima etapa do Circuito Mundial acontecerá de 11 a 20 de agosto no Taiti.

Por Carlos Calebe,

Em uma ótima semifinal na etapa de J-Bay, na África do Sul, o surfista brasileiro Filipe Toledo saiu vitorioso contra Kanoa Igarashi. Essa vitória não apenas garantiu seu lugar na final do evento do Circuito Mundial de Surfe (WSL), mas também assegura a ele uma vaga representando o Brasil nos próximos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. 
 

Foto: Alan Van Gysen/World Surf LeagueFilipe Toledo avançou à semifinal em Jeffrey's Bay
Filipe Toledo avançou à semifinal em Jeffrey's Bay

Acompanhado por Tatiana Weston-Webb na categoria feminina, Filipe se torna o primeiro surfista brasileiro a garantir a classificação com base no ranking da WSL.

Com essa conquista, Filipe Toledo, atual líder do ranking da WSL, solidifica sua posição e não pode ser ultrapassado por seus colegas brasileiros na corrida olímpica, João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina, que estão competindo pela segunda vaga. Apesar da intensa competição entre eles, os demais surfistas brasileiros não têm mais chances de se qualificar.

João Chianca, que infelizmente não avançou além das oitavas de final em J-Bay, acumula agora um total de 42.960 pontos no ranking da WSL. Yago Dora está logo atrás com 36.865 pontos, enquanto Gabriel Medina possui 35.440 pontos.Além da classificação através do ranking da WSL, o Brasil ainda tem a oportunidade de garantir mais uma vaga pelos Jogos da ISA no próximo ano, o que reacende as esperanças dos demais surfistas brasileiros na competição. A modalidade de surfe nos Jogos Olímpicos de Paris será disputada em Teahupoʻo, no Taiti, que também será palco da próxima etapa do Circuito Mundial.

Vitória convincente de Toledo sobre Kanoa

O caminho de Filipe Toledo para a qualificação olímpica foi marcado por uma vitória convincente sobre Kanoa Igarashi, com uma pontuação confortável de 15.33 contra os 10.50 de Igarashi. Filipinho mostrou suas habilidades impressionantes com notas impressionantes nas ondas, obtendo 8.50 e 6.83, superando os 8.00 e 2.50 de Igarashi. Vale ressaltar que Igarashi havia eliminado Yago Dora na fase anterior.

Resultados da semifinal: 

Gabriel Medina (BRA) 12.04 vs. Ethan Ewing (AUS) 13.50 Filipe Toledo (BRA) 15.33 vs. Kanoa Igarashi (JAP) 10.50

Fonte: Globo Esporte

Comente

Pequisar