Seleção Brasileira é eliminada após derrota nos pênaltis contra Uruguai

Brasil volta a campo em setembro pelas Eliminatórias do Mundial de 2026

Por Dominic Ferreira,

No confronto da noite deste sábado (6), em Las Vegas, a Seleção Brasileira foi eliminada da Copa América ao ser superada pelo Uruguai nas quartas de final. Após um empate sem gols durante os 90 minutos de jogo, a decisão foi para os pênaltis, onde o Uruguai venceu por 4 a 2. Com isso, o Brasil encerra sua participação no torneio e volta a campo em setembro pelas Eliminatórias do Mundial de 2026, enfrentando o Equador em casa e o Paraguai em Assunção.

Foto: Reprodução/ConmebolCapa
Uruguai venceu o Brasil por 4 a 2.

O duelo, realizado no Allegiant Stadium diante de 55 mil torcedores, foi marcado pelo equilíbrio. O Brasil teve a primeira grande chance aos 13 minutos, com uma cobrança de falta de Raphinha que desviou na barreira. Pouco depois, o Uruguai respondeu com um cabeceio defensivo de Éder Militão. Aos 27 minutos, Endrick quase marcou ao interceptar uma bola recuada pela defesa uruguaia, mas a jogada não foi concluída por Raphinha.

O Uruguai teve sua melhor oportunidade no primeiro tempo aos 34 minutos, com uma cabeçada de Darwin Nuñez que passou por cima do travessão. O Brasil respondeu com um ataque veloz aos 35 minutos, quando Raphinha finalizou para a defesa do goleiro Rochet.

No segundo tempo, a partida seguiu truncada e com poucas chances de gol. Aos 27 minutos, uma entrada dura de Nández em Rodrygo resultou em expulsão do jogador uruguaio após revisão do VAR, paralisando o jogo por quatro minutos. Com a bola rolando novamente, Endrick tentou de fora da área, mas Rochet defendeu.

O técnico Dorival Júnior fez alterações na equipe a partir dos 35 minutos, colocando Andreas Pereira, Savinho, Douglas Luiz, Martinelli e Evanílson. Mesmo com o controle da posse de bola nos minutos finais, o Brasil não conseguiu marcar e a decisão foi para os pênaltis.

Na disputa, Éder Militão teve seu chute defendido por Rochet, Andreas Pereira marcou, Douglas Luiz acertou a trave e Martinelli converteu sua cobrança. Com dois pênaltis perdidos, a defesa de Alisson no chute de Giménez não foi suficiente para evitar a derrota por 4 a 2.

O Brasil jogou com Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos, Guilherme Arana, Bruno Guimarães (Evanilson), João Gomes (Andreas Pereira), Paquetá (Douglas Luiz), Raphinha (Savinho), Endrick e Rodrygo (Martinelli).

A Seleção Brasileira agora se concentra nas Eliminatórias do Mundial de 2026, buscando recuperar o desempenho para garantir uma vaga na próxima Copa do Mundo.

Fonte: CBF

Comente

Pequisar