Abel Ferreira é acusado de xenofobia contra indígenas por comentário sobre time
"Porque isso não é uma equipe de índios. Há uma organização“ declarou o técnico em comentário sobre o Palmeiras
O técnico Abel Ferreira foi acusado de fazer uma declaração em tom xenofóbico ao comentar sobre a organização do Palmeiras após a chegada do volante Aníbal Moreno. O episódio ocorreu na quinta-feira (11/7), após a vitória do time alviverde por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, no Allianz Parque, pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
"Porque isso não é uma equipe de índios. Há uma organização e dentro dessa organização há liberdade para eles criarem, para se ligarem e há princípios de jogo que nós temos, um deles é o equilíbrio, e o Aníbal é um desses pêndulos, esse ‘motorzinho’, que não só tem como tarefa ser a primeira cobertura, como também ligar jogo e pôr a equipe a jogar", disse Abel.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

A fala do técnico foi criticada nas redes sociais e por entidades de defesa dos direitos indígenas, que consideraram o comentário inapropriado e ofensivo ao insinuar que indígenas seriam selvagens, sem organização.
A declaração gerou repercussão negativa, levando a assessoria de Abel Ferreira a emitir uma nota na qual o técnico português reafirma seu repúdio a toda forma de preconceito e seu respeito por todos os brasileiros. "Vivo e trabalho no Brasil desde 2020 e tenho profundo respeito por todos os brasileiros. As pessoas já conhecem o meu caráter, as minhas condutas e as minhas ações sociais. Sabem também que eu repudio por completo toda forma de preconceito", afirmou Abel.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense