Histórico: Caio Bonfim conquista medalha de prata inédita na marcha atlética

O brasileiro se tornou o primeiro atleta a subir ao pódio nesta modalidade nos Jogos Olímpicos.

Por Rayfran Junior,

O brasileiro Caio Bonfim fez história na madrugada desta quinta-feira (01) ao conquistar a medalha de prata na marcha atlética de 20 km nas ruas de Paris. Aos 33 anos, Caio se tornou o primeiro atleta brasileiro a subir ao pódio nesta modalidade nos Jogos Olímpicos.

Foto: Alexandre Loureiro/COBCaio Bonfim conquista a medalha de prata em Paris
Caio Bonfim conquista a medalha de prata em Paris

Durante a prova, Caio Bonfim esteve sempre entre os líderes, puxando o pelotão da frente em diversos momentos. Apesar de duas punições na reta final, ele conseguiu se manter na briga pelo ouro até os últimos metros. Bonfim completou a prova com o tempo de 1h19m09s, ficando 14 segundos atrás do equatoriano Brian Daniel Pintado, que levou o ouro com 1h18m55s. O espanhol Alvaro Martin conquistou o bronze com 1h19m11s.

A medalha de prata de Caio Bonfim é uma conquista inédita para o Brasil na marcha atlética. Anteriormente, Bonfim havia chegado perto do pódio, ficando em quarto lugar na Rio-2016. Além dele, outros brasileiros participaram da prova: Max Batista terminou em 28º e Matheus Corrêa em 39º. Na disputa feminina, Érica Sena ficou em 13º lugar, Viviane Lyra foi a 18ª e Gabriela Souza terminou em 36º.

Após a prova, Caio Bonfim compartilhou sobre felicidade de ganhar prata e refletiu sobre a jornada até a conquista da medalha. "Olimpíadas é diferente de tudo, né, cara? Tinha uma expectativa, mas você viu tanto que é forte o nível. E Deus proporcionou esse momento. A gente se entregou. Jogos olímpicos não são só essas 20 voltas aqui. É um trabalho, mas também o resultado, graças a Deus, valeu a pena", disse o atleta emocionado.

Quem é Caio Bonfim?

Caio Bonfim, de 33 anos, é o principal nome da marcha atlética no Brasil. Natural de Sobradinho (DF), ele é treinado por seus pais, com sua mãe, Gianette Bonfim, sendo uma ex-campeã brasileira na modalidade. Bonfim participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos, estreando em Londres 2012 e competindo também no Rio 2016 e Tóquio 2021, antes de conquistar sua primeira medalha em Paris.

Foto: Wagner Carmo/cbatCaio Bonfim e sua mãe e também treinadora
Caio Bonfim e sua mãe e também treinadora

A prova de Caio Bonfim

A prova começou com Caio Bonfim liderando com folga após os primeiros 10 km. No entanto, após receber advertências, ele precisou diminuir o ritmo, permitindo que o pelotão o alcançasse. Nos últimos 5 km, a disputa pela liderança se intensificou, com Bonfim lutando pelo primeiro lugar com o equatoriano Brian Daniel Pintado. Apesar das dificuldades, Bonfim conseguiu garantir a medalha de prata, uma conquista histórica para o atletismo brasileiro.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar