Entenda a condição que levou à morte do jogador uruguaio Juan Izquierdo
Zagueiro do Nacional sofreu mal súbito durante partida no Morumbi e faleceu cinco dias depois
O zagueiro uruguaio Juan Izquierdo desmaiou em campo durante uma partida contra o São Paulo no Estádio do Morumbi, na última quinta-feira (22), e foi levado ao Hospital Israelita Albert Einstein. A causa do desmaio foi identificada como uma arritmia cardíaca, que levou à parada cardíaca. Apesar dos esforços médicos para reverter a condição, Izquierdo faleceu cinco dias depois, em 27 de agosto.
Izquierdo caiu inconsciente aos 39 minutos do segundo tempo, sem qualquer contato com outros jogadores. Imagens da partida mostram o zagueiro cambaleando antes de desmaiar. O histórico de arritmia cardíaca na medicina esportiva, como o caso do jogador Serginho, do São Caetano, que também desmaiou e morreu no mesmo estádio em 2004, ressalta a gravidade da condição.
A arritmia cardíaca, uma alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, pode ser fatal se não tratada. A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) estima que essa condição afete uma em cada quatro pessoas ao longo da vida e é responsável por cerca de 300 mil mortes súbitas anuais no Brasil. A fibrilação atrial, uma forma comum de arritmia, pode levar a complicações graves, como acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Para prevenir arritmias, é essencial adotar hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, evitar excessos de álcool e energéticos, manter a saúde emocional e realizar exames cardiológicos regulares. O diagnóstico inicial pode ser feito medindo a frequência cardíaca e observando possíveis irregularidades.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Confira as matérias relacionadas:
Fonte: Agência Brasil