Claudiney Batista quebra recorde e vira tricampeão no lançamento de disco
O atleta levou ouro e tocou o sino dos campeões no Stade de France para celebrar a vitória.
O atleta Claudiney Batista fez história mais uma vez nesta segunda-feira (2) ao conquistar o tricampeonato paralímpico no lançamento de disco F56, classe para atletas que competem em cadeira de rodas, nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O mineiro, de 45 anos, quebrou o próprio recorde da competição ao lançar o disco a 46,86 metros, superando sua marca anterior de 45,59 metros feita em Tóquio 2020. Ele tocou o sino dos campeões no Stade de France para celebrar a vitória.
O pódio foi completado pelo indiano Yogesh Kathuniya, com a prata (42,22m), e pelo grego Konstantinos Tzounis, que ficou com o bronze (41,32m). Claudiney destacou a emoção de conquistar o tri, após um breve desconforto na coluna antes da prova. “Eu estava muito focado. Treinei bastante na aclimatação em Troyes. Antes de ontem tive um leve desconforto na coluna, que me deixei apreensivo, mas busquei o recorde mundial, que é meu. Veio o paralímpico, que já é sensacional. É um mix de emoções. penso na família que tá torcendo e no Brasil todo. É para eles esse tri”, disse o tricampeão paralímpico.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Com um histórico impressionante, o atleta também detém o recorde mundial da prova, com 47,37 metros, e agora acumula títulos paralímpicos no lançamento de disco desde os Jogos do Rio 2016, passando por Tóquio 2020 e chegando a Paris 2024.
Fonte: Portal AZ