Gabrielzinho brilha com carisma e talento, conquistando três ouros em Paris

O nadador mineiro, além de vencer três provas, foi aclamado pelo público francês e pela mídia

Por Dominic Ferreira,


Gabriel Geraldo Araújo dos Santos, conhecido como Gabrielzinho, tornou-se o grande destaque das Paralimpíadas de Paris 2024, não apenas por suas conquistas na natação, mas também por seu carisma e alegria contagiante. O nadador brasileiro, natural de Minas Gerais, venceu três provas, levando o ouro nos 50m e 100m costas, além dos 200m livre. Sua performance foi tão impressionante que ele foi saudado pelo presidente dos Jogos, Tony Estanguet, na cerimônia de encerramento.

Foto: Reprodução/Silvio Avila/CPBO nadador mineiro, além de vencer três provas, foi aclamado pelo público francês e pela mídia.
O nadador mineiro, além de vencer três provas, foi aclamado pelo público francês e pela mídia.

Diagnosticado com focomelia, uma condição congênita que impede o desenvolvimento normal dos braços e das pernas, Gabrielzinho encontrou na natação uma forma de se destacar desde cedo. Aos 22 anos, ele é um dos grandes nomes do esporte paralímpico, e, com sua marca registrada – "eu não nadei, eu amassei" – conquistou os franceses e foi eleito a estrela das Paralimpíadas pelo canal France2.
Após ganhar o ouro nos 100m S2, Gabrielzinho emocionou a todos com seu depoimento. “Eu e meu treinador trabalhamos muito para que essa medalha de prata em Tóquio virasse de ouro. Mas do jeito que foi a prova, sem igual. Porque eu não nadei, eu amassei”, afirmou ele, fazendo referência ao bordão que passou a repetir a cada nova vitória.
Além de sua incrível capacidade nas piscinas, Gabrielzinho conquistou o público com suas danças e interações durante as cerimônias de premiação. Esse carisma levou o nadador a ser o único brasileiro convidado a participar de um programa de televisão na França, onde foi saudado como o "Pelé das piscinas brasileiras".
Na cerimônia de encerramento, o presidente Tony Estanguet fez questão de destacar Gabrielzinho ao falar sobre os feitos emocionantes dos atletas durante os Jogos. Ele relembrou como o nadador brasileiro, com suas conquistas e energia, transformou a visão do público sobre as diferenças e inspirou a todos.
Gabrielzinho, agora reconhecido internacionalmente, reafirmou seu compromisso com a natação e o desejo de continuar levando alegria por onde passa. “Minha meta de vida era essa: levar minha alegria. Saber que as pessoas descobrissem minha história, e a natação tem proporcionado isso. Estou muito feliz com o carinho das pessoas", concluiu ele, emocionado.
Com três ouros nas Paralimpíadas de Paris, Gabrielzinho segue construindo uma trajetória de sucesso no esporte, levando consigo o orgulho e o apoio do Brasil, além de ter conquistado a admiração de um público internacional.

Fonte: Lance

Comente

Pequisar