Conheça Rodri, espanhol que desbancou Vini Jr no prêmio Bola de Ouro
Com a conquista, Rodri quebrou o jejum de 64 da Espanha sem ganhar o prêmio. Além disso, estabeleceu um novo recorde de invencibilidade, com 74 jogos sem derrotas
O mundo do futebol foi pego de surpresa na noite desta segunda-feira (28) com o anúncio de Rodri, do Manchester City, como vencedor da Bola de Ouro da temporada 2023/24. O prêmio, concedido pela revista France Football, elege o melhor jogador do futebol europeu e, nesta edição, coroou o espanhol, que superou o favorito Vini Jr., do Real Madrid.

Rodri, peça-chave tanto na seleção espanhola quanto no Manchester City, vive uma temporada brilhante e foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes e da Eurocopa. Em números, o meio-campista se destaca, especialmente para sua posição: são 12 gols e 14 assistências ao longo do ano. Além disso, estabeleceu um novo recorde de invencibilidade, mantendo-se 74 jogos sem derrotas, o equivalente a aproximadamente 475 dias.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Durante essa temporada, Rodri também participou das conquistas da Supercopa da Europa, do Mundial de Clubes, da Eurocopa e da Premier League. Contudo, apesar de seu desempenho, ele não foi incluído na seleção da Champions League, onde o Manchester City foi eliminado pelo Real Madrid de Vini Jr., e também não concorreu ao prêmio de melhor jogador da Premier League, conquistado por seu companheiro Phil Foden.
Recorde histórico
Com a conquista da Bola de Ouro, Rodri quebrou um longo jejum de 64 anos para o futebol espanhol. Desde 1960, nenhum jogador espanhol havia recebido o prêmio. O último foi Luis Suárez, que jogava pelo Barcelona na época e era conhecido como "O Arquiteto" por seu estilo de jogo refinado. Na temporada 1959/1960, Suárez marcou 14 gols em 36 jogos e ajudou o Barcelona a conquistar o título da LaLiga. Ele também teve uma trajetória de sucesso na Inter de Milão, onde jogou por nove temporadas, disputou 324 partidas e conquistou duas Champions League.
Luis Suárez se aposentou em 1973 e faleceu em julho de 2023, aos 88 anos.
Fonte: Portal AZ