Análise do chefe: Rodri do Manchester City vence Bola de Ouro 2024
Chefe da premiação explica escolha surpreendente e ausência de Vinicius Jr.
No anúncio realizado na tarde de segunda-feira (28), o meio-campista do Manchester City e da seleção espanhola, Rodri, foi revelado como o vencedor da Bola de Ouro 2024, surpreendendo o universo do futebol que apostava no atacante Vinicius Jr. como o favorito.
O chefe da Bola de Ouro da France Football, Vicent Garcia, explicou os motivos por trás da escolha de Rodri para o prêmio e por que Vinicius Jr. acabou não levando a premiação do renomado jornal francês.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com Garcia, "Vinicius certamente foi prejudicado pela presença de Bellingham e Carvajal no top 5, o que, matematicamente, reduziu seus pontos. Isso também reflete a temporada do Real Madrid, que teve de três a quatro jogadores na disputa, fazendo com que os jurados dividissem suas escolhas entre eles, favorecendo Rodri", afirmou o responsável pela premiação.
Entenda o processo de votação da Bola de Ouro
A Bola de Ouro, prêmio criado pela revista France Football há quase sete décadas, adota um sistema de votação distinto, se comparado ao Fifa The Best. A seleção dos finalistas começa com uma lista inicial de 30 nomes, elaborada por jornalistas da própria publicação.
Posteriormente, a revista seleciona um jornalista de cada país participante. Esses profissionais têm a responsabilidade de votar nos dez jogadores que consideram mais dignos do prêmio. A pontuação é distribuída da seguinte maneira: 15 pontos para o primeiro colocado, 12 para o segundo, 10 para o terceiro e assim por diante, até 1 ponto para o décimo lugar.