Ceará garante retorno à Série A após empate dramático com o Guarani
Sport e Mirassol também conquistam acesso; Santos é campeão da Série B
O Ceará está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Após duas temporadas na Série B, o Vozão confirmou sua vaga na elite do futebol nacional ao empatar em 0 a 0 com o Guarani na noite deste domingo (24), no Brinco de Ouro, em Campinas. A classificação veio graças ao tropeço do Novorizontino, que perdeu para o Goiás, e garantiu o quarto lugar para os cearenses, com 64 pontos.
A equipe se junta a Santos, Mirassol e Sport, que também conquistaram o acesso nesta temporada. Para o Ceará, o retorno é especialmente marcante, consolidando o trabalho realizado para reestruturar o clube após o rebaixamento de 2022.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O Sport também celebrou sua volta à Série A, encerrando um jejum de três anos na segunda divisão. O time pernambucano venceu o Santos por 2 a 1 na Ilha do Retiro, em um confronto tenso e decisivo. Já o Mirassol fez história ao garantir o primeiro acesso de sua trajetória, após vencer a Chapecoense por 1 a 0, no interior paulista.
O Santos, que já havia assegurado o acesso com duas rodadas de antecedência, ficou com o título da Série B ao alcançar 68 pontos, seguido por Mirassol (67), Sport (66) e Ceará (64).
Última rodada
O Ceará entrou em campo contra o já rebaixado Guarani precisando vencer ou contar com o tropeço do Novorizontino. Apesar de dominar parte do jogo, o Vozão não conseguiu balançar as redes no Brinco de Ouro. A tensão aumentou com o andamento do jogo entre Goiás e Novorizontino, onde a equipe paulista só precisava de um empate para assegurar o acesso.
No entanto, um gol de Paulo Baya, aos 37 minutos do segundo tempo, deu a vitória ao Goiás por 1 a 0, encerrando as chances do Novorizontino e garantindo o retorno do Ceará à elite.
Na Ilha do Retiro, o Sport fez sua parte. Mesmo precisando da vitória, o time pernambucano não se intimidou diante do Santos, já campeão. Lucas Lima marcou os dois gols do Leão, enquanto Wendel Silva descontou para o Peixe.
Já o Mirassol entrou em campo contra a Chapecoense dependendo apenas de si. Yuri Castilho garantiu o acesso com um gol no primeiro tempo, e o time administrou o resultado até o apito final.
Quem cai para a Série C
Na parte de baixo da tabela, Guarani, Brusque, Ituano e Ponte Preta foram rebaixados para a Série C de 2025. O Guarani, lanterna com apenas 33 pontos, confirmou a queda ao empatar com o Ceará. Brusque (19º), Ituano (18º) e Ponte Preta (17º) também não conseguiram evitar a queda.
Fonte: Agência Brasil