Mulheres e Oriente Médio impulsionam crescimento da Fórmula 1

Interesse feminino e mercado do Golfo impulsionam popularidade da Fórmula 1.

O interesse pela Fórmula 1 está em ascensão, especialmente impulsionado pelo crescente apoio no Oriente Médio e pelo aumento do público feminino em todo o mundo. De acordo com dados recentes da Nielsen Sports, empresa especializada em análise esportiva global, as mulheres jovens são o grupo que mais vem aderindo ao esporte nos últimos tempos.

Novos Mercados e Público Feminino

Na região do Golfo, que atualmente sedia quatro corridas, uma a mais do que nos Estados Unidos, o interesse tem se expandido significativamente. Dados mostram um aumento de 11% no interesse feminino na Arábia Saudita em relação ao ano anterior, enquanto entre os homens o crescimento foi de 10%. Destaca-se ainda o aumento de fãs na faixa etária de 50 a 69 anos.

A entrada de Jeddah no circuito da Fórmula 1 em 2021 e o patrocínio da gigante saudita Aramco à equipe Aston Martin evidenciam o crescimento do esporte na região.

Impacto do Streaming e Patrocínios

Um dado interessante apontado pela pesquisa é que um em cada quatro entrevistados, em 37 mercados internacionais, tornou-se fã da Fórmula 1 após assistir à série documental "Drive to Survive" da Netflix. Além disso, a presença feminina entre os fãs da F1 atingiu 41%, sendo a faixa etária de 16 a 24 anos a que mais cresceu.

A popularidade global da Fórmula 1 tem crescido consistentemente, com mais de 750 milhões de fãs em todo o mundo. O interesse desde 2021 aumentou em 5,7%, representando um acréscimo de 50 milhões de pessoas. Os patrocínios também vêm se diversificando, com um aumento de 56% no valor médio de patrocínio de equipe em relação aos níveis pré-pandemia.

Inovação e Expansão

Além dos mercados tradicionais na Europa, como Grã-Bretanha e Alemanha, que registraram aumentos de 2,3% e 4,5%, respectivamente, a Fórmula 1 tem ampliado sua presença em mercados emergentes, como a Arábia Saudita. O crescimento do interesse, sobretudo entre as mulheres, tem sido atribuído à mudança na forma como equipes e pilotos são retratados, e ao maior acesso proporcionado ao público global.

Para Jon Stainer, gerente geral global da Nielsen Sports, a Fórmula 1 se destaca como um exemplo de sucesso na inovação do relacionamento com os fãs, adaptando-se às demandas de um público cada vez mais diversificado e conectado.

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